Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

2511 - Um pedido de socorro pro Pantanal

As imagens terríveis e escandalosas de um dos mais ricos, lindos e importantes biomas da Natureza do nosso Brasil em chamas estão doendo na alma dos brasileiros e de todos os povos do mundo que têm o mínimo de noção da necessidade urgente e inadiável de se proteger o Meio Ambiente antes que seja tarde demais. O incêndio gigantesco reduz a vegetação a cinzas e queima e mata os animais indefesos, presos entre a fumaça e as enormes chamas que se espalham por todo canto, uma covarde hecatombe. 
Uma artista brasileira nascida naquela região, na cidade sul-mato-grossense de Campo Grande, sente bem mais que todo mundo esta tragédia. Angustiada ao ver tudo se acabando sob o fogo, ela resolveu convidar alguns amigos para denunciar o descaso das autoridades e fazer um apelo pela preservação do Pantanal. A artista em questão é a senhora Terezinha Maria Miranda Espíndola, integrante de uma numerosa e musical família apaixonada pela sua terra. Ela é cantora, compositora e multiinstrumentista e tem anos e anos de carreira e álbuns elogiados pela crítica, mas ficou conhecida nacionalmente ao vencer, em 1985, o "Festival dos Festivais" da Rede Globo, interpretando com sua voz privilegiada a canção "Escrito Nas Estrelas", composição do marido Arnaldo Black em parceria com Carlos Rennó. Se falarmos o seu nome artístico, muita gente vai se lembrar: Tetê Espíndola.
Tetê reuniu amigos e grande nomes da música brasileira para lançar um grito de socorro na defesa do Pantanal, interpretando a profética canção "Adeus Pantanal", composição do saudoso Itamar Assumpção, cantor e compositor falecido em 2003. Participaram do projeto Alzira E, Arnaldo Antunes, Arnaldo Black, Arrigo Barnabé, Bianca Bacha, Bené Fonteles, Caito Marcondes, Carlos Navas, Carlos Rennó, Celito Espíndola, Chico César, Clarisse Abujamra, Dani Black, Duda Brack, Geraldo Espíndola, Gilson Espíndola, Iara Rennó, Jane Duboc, Jerry Espíndola, Lucina, Luz Marina, Manu Saggioro, Marina Peralta, Marta Catunda, Ney Matogrosso, Rolando Boldrin, Sandro Moreno, Sérgio Espíndola, Suzana Salles,Vânia Bastos, Virgínia Rosa e Zeca Baleiro.
A letra é triste e verdadeiramente atual, imagem de um país outrora tão colorido e magnífico agora banhado em cinzas e morte. Que o Pantanal sobreviva!
Um grande e desalentado abraço espinosense.


Fotografia: Gustavo Basso


"Adeus Pantanal"
Itamar Assumpção

Eu nasci e vivo no Brasil, então
Eu fui à Cuiabá pra no Pantanal olhar 
A bicharada
E fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada
Eu não vi bem-te-vi, beija-flor nem juriti 
A passarada
Eu não vi jaboti, não vi coral, sucuri
Vi quase nada
Eu não vi o quati, não vi anta nem sagui 
Onça pintada
Eu não vi o saci, não vi o grilo cri-cri-cri-cri-cri-cri-cri-cri
Vi quase nada
Eu fui à Cuiabá pra no Pantanal olhar 
A bicharada
Eu fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada
Eu não vi lambari, nem pintado nem mandi
A peixarada
Paca também não vi, pacu, índia guarani
Vi quase nada
Eu não vi jacaré, não vi cobra cascavel 
Não vi ninhada
Não vi pé de sapé, nem arruda nem guiné
Vi quase nada
Eu fui à Cuiabá 
Pra no Pantanal olhar...
Vi quase nada
Eu não vi sabiá, nem macaco nem preá 
Nem revoada
Eu não vi gurundi, nem arara nem guaxi
Vi quase nada
Eu não vi o tiê, chué uirueté, não vi pescada
Eu não vi axuri, não vi o uiriri 
Vi quase nada   



Nenhum comentário: