Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 94

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Aproximando-se o dia da comemoração do nosso Centenário de emancipação política, alguns de nós, espinosenses, estamos tentando passar algumas informações relevantes aos mais jovens, talvez ainda desinformados sobre a nossa rica e interessante história. Quem faz um magnífico trabalho com sua página "facebookiana" "Espinosa Centenária" é a dupla "resineira" Rita de Cássia e Greyce Tatiane, filhas de Sêo Vavá e Dona Noeme, que nos apresentam constantemente fatos históricos relevantes e justas homenagens a figuras ilustres da nossa Espinosa. Para acessar a página no Facebook e descobrir mais e mais sobre a nossa cidade e nosso especial povo, o endereço é "Espinosa centenária". 
A série recém terminada sobre as nossas grandes matriarcas foi maravilhosa, tão porreta que vou publicar também aqui as fotografias das nossas ilustres e gigantes mulheres espinosenses, gentilmente cedidas a mim por Rita. Para complementá-la, a série, vou falar aqui de uma espinosense adotada, também quase centenária.
Joana Maria de Souza, tratada carinhosamente como Dona Nininha, nasceu na cidade baiana de Jacaraci, no dia 6 de setembro de 1929, filha de Manoel Otaviano de Souza e Izaurisa Francisca de Souza. Casou-se com o senhor Moacir Alves Martins e desta união vieram os seis filhos: Fátima, Dilermando ("Dego"), Manoel ("Nenzinho"), Silene ("Lena"), Cléa Márcia e Sebastiana ("Sé"). São 94 anos de idade, 14 netos e 4 bisnetos. 
Dona Nininha vive em Espinosa, cidade que adotou como sua, há mais de 60 anos, construindo sua família com dedicação e resiliência, superando os mais difíceis obstáculos e vicissitudes da vida sem jamais perder a serenidade, o entusiasmo e a fé. 

Joana Maria de Souza (Dona Nininha), 94 anos

Maria José Antunes Lima, 94 anos

Benvinda Silveira Ribeiro (Dona Vina), 95 anos

Maria Silveira Tolentino (Dona Lia), 96 anos

Maria Aparecida Coelho Prates (Dona Ida), 94 anos

Azeli Cruz Tolentino (Dona Zeli), 92 anos

Corina Caldeira da Cruz, 99 anos

Noeme Gonçalves Cruz, 91 anos

Iracema Castro Tolentino (Dona Preta), 90 anos

Maria Tibo Cardoso, 98 anos

Maria Senhora de Jesus Dias, 90 anos

Neusa Sepúlveda Rocha, 91 anos

Obviamente que existem dezenas ou centenas de outras dignas e notáveis figuras femininas de Espinosa se aproximando dos 100 anos de idade que mereciam também estar aqui recebendo homenagens, mas para isso teríamos que receber informações completas de todas elas, o que é impossível no momento. Que as que aqui não apareceram, também se sintam apreciadas, reconhecidas e homenageadas.  
Essas intrépidas, determinadas, batalhadoras, resilientes e amorosas mulheres, bem como muitas outras mais em nossa Espinosa, precisam ser valorizadas e reconhecidas pelas suas fundamentais ações em defesa da nossa comunidade e do nosso desenvolvimento, exemplos positivos que são para as novas gerações. Que Deus as proteja com sua infinita bondade e amor! 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.

Nenhum comentário: