Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

2081 - O Mickey, ainda jovem e entusiasmado aos 90 anos

Foi no dia 18 de novembro de 1928, apresentado no Colony Theatre em Manhattan, em Nova York, que um pequeno camundongo faria a sua primeira aparição nas telas para nunca mais sair do competitivo mundo do entretenimento. Aquele personagem criado pelo genial Walt Disney e pelo desenhista Ub Iwerks, cognominado inicialmente de Mortimer, iria se tornar famoso com o nome de Mickey Mouse, por conta da dica da esposa de Disney, Lillian, que achava o nome inapropriado e sugeriu a troca. O esperto, divertido e bagunceiro ratinho Mickey surgiu no curta-metragem "Steamboat Willie" (O Vapor de Willie), naquele que seria o primeiro desenho animado com som sincronizado.  
O genial criador Walt Disney


Em 1929, o ratinho diria suas primeiras palavras no filme "The Karnival Kid": "hot dog". Seu primeiro dublador foi o próprio criador, Walt Disney. O personagem conquistou fama logo e sua imagem foi utilizada durante a 2ª guerra mundial em posters, aviões, hospitais, máscaras de gás e até em bombas, tendo seu nome sendo usado também como senha no relevante "Dia D" do desembarque das tropas aliadas na Normandia em 1944. 
Mickey foi a estrela principal da produção "Fantasia" de Disney que foi lançado em 1940 e se tornou mais famoso ainda quando foi criado o "Clube do Mickey" na televisão, nos anos 50. No ano de 1978, ao completar 50 anos, foi o primeiro personagem fictício a ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. 


O personagem Mickey Mouse contou com a dublagem do próprio Disney entre 1928 e 1946, quando a tarefa passou para James G. MacDonald até 1977, onde Wayne Allwine assumiu a vocalização do rato até 2009, quando o artista faleceu. A partir de então, a responsabilidade passou a ser de Bret Iwan. No Brasil, foram estes os dubladores do Mickey: Luis Manuel (1965-1977), Cleonir dos Santos (dublagens cariocas; 1978-1996), Manolo Rey (Who Framed Roger Rabbit), Orlando Viggiani (dublagens paulistas; anos 1980-1996), Sérgio Moreno (voz oficial; 1997-2008) e Guilherme Briggs (2009 em diante).  


Quem diria que aquele pequeno camundongo de calça vermelha com dois botões, sapatos amarelos e luvas brancas (sua imagem atual) pudesse se tornar o símbolo da poderosa The Walt Disney Company, faturando milhões de dólares por todo o mundo! 
Descobri o Mickey ainda criança e para poder comprar as suas revistinhas em quadrinhos que eu adorava ler, juntava toda moedinha que aparecia em casa para ir até à banca de Seu Zezinho Oliva e comprar o exemplar mais recente. Era um prazer enorme comprar revistas em quadrinhos e lê-las, infelizmente hoje não o faço mais, uma pena. 


Espero que o Mickey (como todos os personagens dos quadrinhos) tenha vida mais longa ainda e permaneça firme e forte no namoro com a Minnie, com a companhia fiel do Pluto e com a parceria dos amigos, o ranzinza Pato Donald e o todo atrapalhado Pateta, para continuar combatendo os terríveis inimigos Bafo-de-Onça e Mancha Negra e encantando milhares de crianças e adultos por todo o planeta. Go ahead, Mickey!
Um grande abraço espinosense.  
  
Fontes: megacurioso.com.br e wikipedia. org

Nenhum comentário: