Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 23 de junho de 2019

2211 - A pintura de Léon Jean Bazile Perrault

Léon Jean Bazile Perrault nasceu em Poitiers, na França, no dia 20 de junho de 1832, numa família paupérrima. Ainda criança, sonhava em conseguir libertar sua família da pobreza. Assim, com 14 anos, iniciou sua carreira artística fazendo cursos de desenho. Seu expressivo talento logo foi descoberto por um pintor da sua cidade que o contratou para ajudar a restaurar as pinturas e os murais nas igrejas e na antiga catedral de São Radegonde em Poitiers. 
Ao participar de um concurso de desenho em 1851, conseguiu o prêmio do primeiro lugar, com sua obra sendo adquirida pelo governo. Com apoio financeiro deste, foi para Paris onde se dedicaria a estudar profundamente a arte do desenho, nos ateliês de François Edouard Picot e William A. Bouguereau e nas academias de Beaux-Arts e de Julian. Em 1860 estreou no Salão de Paris com a obra "Vieillard e les Trois Jeunes Hommes", inspirado por uma fábula de La Fontaine. A partir dali faria exposições regulares nos salões de Paris, notadamente com imagens de batalhas militares históricas, alegóricas e religiosas.


Perrault só começou a exibir suas expressivas pinturas simbólicas de jovens mulheres e crianças camponesas no Salão de 1864. Seu maravilhoso trabalho foi premiado diversas vezes e ele chegou a ser condecorado como Chevalier de la Légion d'Honneur. 
Perrault morreu na cidade francesa de Royan em 1908, e está sepultado no Cemitério de Montparnasse. Após a sua morte, a aldeia de Poitiers ergueu um monumento em sua homenagem.
Um grande abraço espinosense.











Nenhum comentário: