Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 73

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Na fachada do prédio do velho Mercado Municipal instalado na Praça Coronel Heitor Antunes, bem ao lado da Prefeitura, podemos ver gravada a data da sua inauguração, ano de 1940. Ali fervilhava o movimento comercial da época, com os dias de sábado sendo tomados por gente de todo o município querendo vender e gente querendo comprar produtos agrícolas, na imensa maioria gêneros alimentícios como arroz, feijão, farinha, verduras, frutas, como também carne e até a boa e velha cachaça. Na lateral e nos fundos do Mercado, o movimento era intenso também nas mercearias, bares, barracas e bancas que ofertavam quase tudo. Era o shopping center da época.
Diante do prédio do velho Mercado e nas proximidades, na área da praça ainda sem infraestrutura, ficavam estacionados os carros de bois carregados de lenha e melancia, assim como as montarias, bois e cavalos, eram amarradas aos troncos dos fícus ali existentes. Neste espaço, vendedores de vários produtos naturais e manufaturados atendiam os clientes nas suas barracas ou bancas ali montadas, transformando-se em uma movimentada aglomeração que se estendia pela manhã. À tardinha, era hora de os vendedores desmontarem e embalarem tudo e retornarem para suas casas, muitas delas na zona rural, menos aqueles que iam comemorar o sucesso das vendas nos bares da Rua da Resina.














Mas o antigo prédio de fachada bonita e bem desenhada serviu para algo mais animado ainda, o Carnaval. Ali em determinada época foi realizada a festa do Carnaval da cidade, abrindo espaço para a diversão da população, com acesso liberado a todos. Mais adiante o local serviu como depósito de veículos da Prefeitura, depois funcionou como uma feirinha, com alguns estabelecimentos comerciais instalados em barracas.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Nenhum comentário: