Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.
Apesar de ser o rio, entre os nossos três maiores cursos d´água urbanos, que mais tempo passa no ano sem água corrente, o Rio Bom Sucesso (Rio do Galheiro) oferece boas opções de divertimento à comunidade durante o curto período chuvoso que a Natureza nos oferece. Em vários pontos do seu trajeto desde a cabeceira até o encontro, no Bairro Cigano, com o Rio São Domingos, partindo dali para desaguar na Barragem do Estreito, existem pontos propícios para tomar um gostoso e refrescante banho de rio. O que mais utilizei nas minhas últimas visitas a Espinosa foi no local da passagem de carro logo após a saída para Monte Azul, com entrada à direita depois da linha férrea.
Antigamente o melhor ponto de tomar banho no rio era, para nós da Turma da Resina, o local acessível pela Rua Santa Terezinha, abaixo da ponte ferroviária, atravessando o Rio São Domingos e seguindo a estrada paralela onde estão instalados hoje os campos society de Idelson do Só Montão. Ali era nosso lugar preferido de fazer as nossas aventuras e farras, em meio às pedras e areia. Mas o mais divertido era um diferencial do lugar que tinha antigamente um barranco com um piso escorregadio que utilizávamos para deslizar até cair dentro do poço. Repetíamos à exaustão esse vai e vem, subindo e escorregando do barranco para dentro do rio. Aventuras de crianças cheias de energia e vitalidade. Será que ainda existirá este barranco do "escorrega lá vai um"?
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário