Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

3918 - Morreu o ambientalista Braulino Caetano

O Planeta Terra, a Natureza e o Cerrado em particular, perderam um dos seus mais aguerridos e dedicados defensores. Morreu Braulino Caetano dos Santos, Diretor Geral e Sócio Fundador do CAA/NM-Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, organização de agricultores e agricultoras familiares do Norte de Minas Gerais.
Braulino, nascido há 79 anos na zona rural de Montes Claros, na comunidade Pinheiros, e posteriormente se mudando para a comunidade vizinha, Abóboras, marcou seu nome mundialmente na luta e na defesa do Meio Ambiente, da Justiça Social e dos Povos Tradicionais. Mesmo sem educação formal em bancos escolares, conquistou serenidade, liderança, respeito e sabedoria ao batalhar com afinco em prol da preservação da Natureza e dos direitos humanos, sobretudo dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Caminhou pelo Brasil e até pelo exterior sempre levando a força e a resiliência do geraizeiro para combater as injustiças e defender os direitos dos oprimidos pelos poderosos. Essa determinação corajosa foi reconhecida pela Unimontes em 2019, quando ele foi agraciado com o  título honorário de Doutor Honoris Causa.
Sêo Braulino Caetano nos deixou ontem, domingo, 23 de novembro. Vai-se embora o geraizeiro consciente, firme, sábio, comprometido com os seus e com o lugar em que viveu, deixando aos mais jovens um exemplo de amor e combate pacífico e resistente às melhores causas.
Meus sentimentos de pesar aos familiares, especialmente ao amigo Samuel.
Missão cumprida com êxito! Que descanse na merecida paz!
Um grande abraço espinosense.




Nenhum comentário: