O Brasil, desde os seus primórdios, é um país infestado de golpistas por todos os lados, infelizmente. São constantes os casos de pessoas sendo ludibriadas por espertinhos nos mais variados golpes, sejam eles realizados presencialmente, através de contatos telefônicos ou praticados através da Internet. Mesmo com o isolamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus a uma grande parte da população, os golpistas estão em plena atividade, sobretudo nos golpes virtuais.
As artimanhas desses astutos estelionatários são as mais diversas, sempre se aproveitando da ingenuidade, da distração, da ignorância e até do "olho gordo" das pessoas. Em muitos casos as pessoas enganadas levam um grande prejuízo financeiro ou ficam com um problema grave a ser resolvido com a Justiça. Alguns, até por vergonha, se calam e não comentam ou denunciam os casos às autoridades policiais, permitindo que os bandidos continuem impunes, realizando novas trapaças. Por isso é de suma importância que as vítimas de quaisquer golpes sofridos, entrem em contato imediatamente com a polícia e registrem a ocorrência.
Pensando em ajudar os cidadãos a não cair nessas maracutaias tão prejudiciais, a Polícia Civil de Minas Gerais disponibilizou uma cartilha com os golpes mais comumente aplicados no estado de Minas Gerais e com várias dicas de como agir quando abordados por farsantes.
Vamos conhecer os golpes mais conhecidos na praça:
1 - CRIMES PRESENCIAIS:
- Golpe da carta de crédito contemplada em consórcio
- Golpe da troca de cartão
- Golpe do bilhete premiado
- Golpe do cartão cortado recolhido pelo falso motoboy
- Golpe dos falsos agentes de saúde
- Golpe dos falsos fiscais
2 - CRIMES PRATICADOS POR LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
- Golpe do cartão clonado
- Golpe do falso sequestro
- Golpe do intermediador de vendas
- Golpe do familiar internado
- Golpe do familiar que quebrou o carro
3 - CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET:
- Golpe do falso boleto
- Golpe do falso leilão
- Golpe do falso namorado
- Golpe do falso site de compras
- Golpe do Whatsapp clonado
Para saber mais detalhes de cada um desses golpes e como agir, acesse a cartilha neste endereço:
http://estaticog1.globo.com/2020/07/15/cartilha_golpes.pdf
Depois de se inteirar de todas essas importantes informações, é hora de ficar esperto e de não se deixar influenciar pela lábia desses estelionatários, sempre os denunciando à Polícia imediatamente.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário