Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

2345 - 35 anos do primeiro Rock in Rio

Há exatos 35 anos, no dia 11 de janeiro de 1985, tinha início o maior festival de música da América Latina, um megaevento idealizado e realizado pelo arrojado empresário brasileiro Roberto Medina. Em um terreno de cerca de 250 mil metros quadrados em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi construída uma superestrutura denominada de "Cidade do Rock", com palco de 5 mil metros quadrados de área e 80 metros de boca de cena, dois enormes fast-foods, centros de atendimento médico e dois shoppings com dezenas de lojas, tudo para atender à multidão de cerca de 1,380 milhão de espectadores esperados ao longo de 10 dias de muita música e animação.
Era a primeira edição do Rock in Rio! Alguns dos maiores nomes do Rock mundial tocaram no evento. Foram 16 atrações internacionais e 15 atrações nacionais. Artistas renomados como Queen, Iron Maiden, Whitesnake, James Taylor, Rod Stewart, AC/DC, Ozzy Osbourne, Yes, The B-52's, Scorpions e Nina Hagen, entre os internacionais, e Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Blitz, Gilberto Gil, Kid Abelha, Lulu Santos, Elba Ramalho, Alceu Valença e Erasmo Carlos, entre os nacionais, levaram o enorme público à loucura. 





Foram 10 dias ininterruptos de apresentações fantásticas e inesquecíveis para o público brasileiro, ainda pouco acostumado à presença no país de tão grandes astros da música mundial. Os shows de grandes nomes do Rock eram raros, como os de Santana em 1973, Alice Cooper e Jackson Five em 1974, Rick Wakeman em 1975, Genesis em 1977, Queen em 1981 e Van Halen e Kiss em 1983. Ter vários nomes da nata musical do planeta tocando em um mesmo local era uma coisa visionária para muitos. E foi fantástico! Milhares de fãs cantando "Love of My Life", regidos pelo astro Freddie Mercury, foi uma imagem espetacular que entrou definitivamente para a lista dos momentos mais sublimes do Rock de todos os tempos. 





Esta foi a escala de apresentação dos artistas do Rock in Rio 1985:

Dia 11 de janeiro de 1985 - Sexta-feira - Público de 300 mil pessoas
Ney Matogrosso
Erasmo Carlos
Baby Consuelo e Pepeu Gomes
Whitesnake
Iron Maiden
Queen

Dia 12 de janeiro de 1985 - Sábado - Público de 250 mil pessoas
Ivan Lins
Elba Ramalho
Gilberto Gil
Al Jarreau
James Taylor
George Benson

Dia 13 de janeiro de 1985 - Domingo - Público de 110 mil pessoas
Os Paralamas do Sucesso
Lulu Santos
Blitz
Nina Hagen
The Go-Go's
Rod Stewart

Dia 14 de janeiro de 1985 - Segunda-feira - Público de 30 mil pessoas
Moraes Moreira
Alceu Valença
James Taylor
George Benson

Dia 15 de janeiro de 1985 - Terça-feira - Público de 250 mil pessoas
Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens
Eduardo Dusek
Barão Vermelho
Scorpions
AC/DC

Dia 16 de janeiro de 1985 - Quarta-feira - Público de 180 mil pessoas
Os Paralamas do Sucesso
Moraes Moreira
Rita Lee
Ozzy Osbourne
Rod Stewart

Dia 17 de janeiro de 1985 - Quinta-feira - Público de 70 mil pessoas
Alceu Valença
Elba Ramalho
Al Jarreau
Yes

Dia 18 de janeiro de 1985 - Sexta-feira - Público de 250 mil pessoas
Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens
Eduardo Dusek
Lulu Santos
The Go-Go's
The B-52's
Queen

Dia 19 de janeiro de 1985 - Sábado - Público de 280 mil pessoas
Baby Consuelo e Pepeu Gomes
Erasmo Carlos
Whitesnake
Ozzy Osbourne
Scorpions
AC/DC

Dia 20 de janeiro de 1985 - Domingo - Público de 200 mil pessoas
Barão Vermelho
Gilberto Gil
Blitz
Nina Hagen
The B-52's
Yes






No evento seguinte, no ano de 1991, o Rock in Rio foi realizado no Estádio do Maracanã. Já famoso e estruturado, o festival partiu para ser realizado em outros países, como em Lisboa, Portugal, em 2004. Depois foi realizado em Madrid, na Espanha, e em Las Vegas, nos Estados Unidos, sempre contando com grandes nomes da música, astros de peso como Metallica, Guns N´ Roses, Foo Fighters, Motorhead, Paul McCartney, Rolling Stones e Bruce Springsteen.
Naquela época, o Brasil vivia momentos de agitação e expectativa, com o início da derrocada da ditadura militar, mas com a decepção da população com a derrota das "Diretas Já". Durante o festival, exatamente no dia 15 de janeiro de 1985, era eleito pelo Colégio Eleitoral (uma aberração criada pela ditadura já nos seus estertores), o presidente Tancredo de Almeida Neves, candidato da "Aliança Democrática", com uma vitória de 380 a 180 votos sobre o adversário Paulo Salim Maluf, candidato do governo. Naquela noite, milhares de esperançosos jovens brasileiros vibraram junto com o vocalista do Barão Vermelho, Cazuza, durante a performance da música "Pro Dia Nascer Feliz". A tão esperada Democracia, finalmente, estava bem próxima de retornar às terras tupiniquins.   
Nunca deixarei de lamentar por ter perdido o Rock in Rio de 1985, o primeiro. Cheguei a comprar os ingressos dos dias em que o Queen iria se apresentar, mas o meu querido e incompreensivo chefe no Banco não me liberou para ir. Perdi todo o dinheiro dos ingressos e, pior, perdi a chance de assistir ao vivo uma das maiores apresentações de um dos meus grandes ídolos do Rock, Freddie Mercury. Uma pena!
Um grande abraço espinosense.



E eu perdi a chance de estar aí na plateia... Triste...

Nenhum comentário: