O tempo foi curtíssimo em terras espinosenses, desta vez. As circunstâncias não me permitiram ficar por um período maior, para encontrar todas as pessoas queridas e poder vagar pelos recantos da cidade e registrar em fotografias e vídeos a situação atual, como sempre faço. Uma pena, mas um dia eu volto com mais tempo, se Deus me permitir.
Nesses poucos dias, em plena campanha eleitoral (intensa e ferrenha como sempre), revi alguns familiares e amigos, notei algumas boas novidades, mas também vi imagens que deixaram-me bastante triste.
Uma dessas tristes imagens é a do meu Rio São Domingos completamente poluído. Eu não consigo parar de me revoltar e entristecer quando vejo em que situação se encontra o rio onde eu, quando criança e adolescente, tomava banho e podia até beber a sua água limpa sem o menor receio de morrer envenenado. Atualmente a situação é desoladora. Triste, muito triste! E olha que nem tive tempo para ver a situação dos outros dois, o do Galheiro (ou Bom Sucesso) e o Verde Pequeno.
Outro problema que ainda insiste em continuar é a presença de cavalos soltos nas ruas e praças da cidade.
Ainda no lado negativo, deu uma dor no coração quando me deparei com a velha Estação Ferroviária caindo aos pedaços, definhando lentamente na sua estrutura. E tive sentimento igual quando vi a construção da Escola Técnica completamente abandonada, com o mato tomando conta de tudo. São realmente cenas muito desalentadoras.
Positivamente, notei as novas e bonitas instalações da Farmácia dos Animais, fundada pelo saudoso amigo Nivaldo Faber. Merecem elogios os empresários de Espinosa que investiram bastante na criação e modernização dos seus empreendimentos na cidade, criando belas lojas e gerando empregos.
Outra boa notícia é a construção, em andamento, do Proinfância do Bairro Jardim Panorama, modelo de projeto padrão de educação infantil implantado pelo Governo Federal. Como também a bela clínica do Doutor Heron, a Clinicor.
O asfaltamento de ruas e da avenida que leva ao Estádio Caldeirão também merece elogios, mas com ressalvas, pois em algumas ruas não foram instalados os meios-fios e alguns canteiros não foram devidamente acabados na avenida, deixando uma imagem desleixada da cidade.
Outra coisa que me deixou animado foi ver uma turma jogando peteca na Praça Antonino Neves, à noite. Muito legal mesmo! E fiquei sabendo que muitos alunos estão praticando handebol nas escolas e que irão participar, como já fizeram, dos Jogos do Interior de Minas novamente.
Em algum lugar da cidade, vi uma coisa bem legal, um lote vago sendo usado para a prática de esporte, com uma rede armada, não sei se para jogar vôlei ou peteca, o que é bom demais.
Mas uma imagem simples chamou-me bastante a atenção. Na Avenida Juraci Antunes Cruz, em frente a um barzinho, muitas plantas e suas flores coloridas de amarelo, vermelho e rosa destoavam do cinza constante na paisagem nesses tempos de seca. E o nome do barzinho veio mesmo a calhar: Bar Prosperidade. Está explicado então.
Verdadeira fonte de prazer e alegria é encontrar os familiares e os amigos, e, depois de uma animada pelada de futebol na AABB, bater um longo papo saboreando uma cerveja gelada. Não tem preço!
E fechando a relação das boas notícias, a certeza de que o por do sol da nossa terra continua maravilhosamente lindo. Que assim continue e que o futuro nos seja feliz e glorioso.
Um grande abraço espinosense, meu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário