Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 23 de maio de 2022

2966 - Manchester City de Pep Guardiola é Campeão Inglês com emoção. Na Itália deu Milan

Foi com intensa emoção até o final que o Manchester City conquistou seu oitavo título do Campeonato Inglês e o sexto da era Premier League iniciada em 1992/93, repetindo os feitos das temporadas 1936/37, 1967/68, 2011/12, 2013/14, 2017/18, 2018/19 e 2020/21. O excelente treinador Pep Guardiola comemora o seu quarto título à frente do clube de Manchester, um feito memorável no melhor campeonato de clubes da atualidade no mundo. Na história da competição, o Manchester City ultrapassou em quantidade de títulos o Aston Villa, com sete títulos, ficando atrás apenas do Everton, com nove, do Arsenal, com 13, do Liverpool, com 19, e do maior vencedor Manchester United, com 20 taças conquistadas. Na era Premier League, o Manchester City só fica atrás do Manchester United que possui 13 títulos. O City tem seis títulos, à frente do Chelsea, com cinco, e do Arsenal, com três. 




O oitavo título veio no sufoco, somente confirmado no finalzinho da difícil partida contra o Aston Villa, já que no mesmo instante o Liverpool de Jürgen Klopp vencia o Wolverhampton por 3 x 1, de virada, e chegava aos 92 pontos. A vitória contra o Aston Villa era crucial para o City. Uma derrota ou mesmo um empate significava a entrega da taça para o Liverpool. E tudo começou dando errado para Pep e seus comandados, com um placar adverso de 2 x 0, gols de Cash aos 35 minutos e Philippe Coutinho aos 68. A sensacional e emocionante virada se deu com os gols de Gündogan (75 min.), Rodri (78 min.) e novamente Gündogan (80 min.). Depois de ansiosamente pedir ao árbitro o encerramento da partida, Guardiola comemorou sob lágrimas a conquista, até que o gramado fosse invadido pelos torcedores enlouquecidos de alegria. O brasileiro meio-campista Fernandinho, o capitão, foi quem teve a honra de levantar a cobiçada taça ao lado dos companheiros de clube, entre eles os também brasileiros Ederson e Gabriel Jesus. 




Após 38 rodadas, a Premier League tem o grande Campeão Manchester City levantando o troféu com 93 pontos conquistados, com 29 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Marcou 99 gols e levou 26. O Vice-Campeão foi o Liverpool, que conquistou 92 pontos, com 28 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas, com 94 gols marcados e 26 sofridos. Ao final, foram rebaixadas as equipes do Burnley, do Watford e do Norwich. Para a próxima temporada, ascenderam para a Premier League as equipes do  Fulham e Bournemouth. A última vaga será preenchida pelo vencedor do embate entre Nottingham Forest e Huddersfield a ser realizado no dia 29 de maio, em Wembley. 
Terminada a temporada, vem as premiações. Son Heung-Min (Tottenham) e Mohamed Salah (Liverpool) foram os artilheiros da competição, com 23 gols marcados cada. O craque do Manchester City, Kevin De Bruyne, foi eleito o melhor jogador da Premier League pela segunda temporada consecutiva, assim como o jovem atacante Phil Foden, também do City, foi eleito o melhor jogador jovem. Os goleiros brasileiros do Manchester City, Ederson, e do Liverpool, Alisson Becker, ganharam juntos o prêmio Luva de Ouro da Premier League 2021/22.




Na Itália, após um período de decadência e ostracismo de 11 longos anos, o gigante Milan ressurgiu das cinzas ao bater, na 38ª e derradeira rodada do Campeonato Italiano, o time do Sassuolo por 3 x 0, gols do goleador francês Olivier Giroud (dois gols) e do marfinense Franck Kessié. Com mais este Scudetto, a equipe dirigida pelo técnico Stefano Pioli chega a 19º conquista e empata em número de títulos italianos com o Internazionale. O maior vencedor da história da Série A é o Juventus, com 36 títulos. O Milan terminou a competição com 86 pontos ganhos, com 26 vitórias, oito empates e quatro derrotas, com 69 gols marcados e 31 sofridos.
O Internazionale, Vice-Campeão Italiano, conquistou 84 pontos, com 25 vitórias, nove empates e quatro derrotas, com 84 gols marcados e 32 sofridos. Foram rebaixados para a segunda divisão as equipes do Unione Venezia, do Genoa e do Cagliari. Para a próxima temporada, estarão na Série A as equipes do Lecce e Cremonese, com mais uma integrante saindo do playoff entre Pisa, Monza, Brescia, Ascoli, Benvento e Frosinone.    
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: