O cantor e compositor mineiro e atleticano Vander Lee estaria completando exatamente hoje, dia 03 de março de 2021, os seus 55 anos de existência. Quis o destino, infelizmente, que ele nos deixasse abrupta e precocemente aos 50 anos de idade em 05 de agosto de 2016, vítima das complicações de um infarto sofrido enquanto fazia hidroginástica em Belo Horizonte.
Batizado como Vanderli Catarina na capital mineira em 03 de março de 1966, o poeta das belas harmonias, das rimas ricas, dos versos sensíveis e das canções encantadoras jamais conseguiu em vida o reconhecimento que merece por seu imenso talento. Agora, na data do seu aniversário, uma canção inédita sua foi apresentada aos seus admiradores através das plataformas digitais e de um "lyric video" no canal oficial do artista no YouTube. Trata-se da canção "A Vida Não São Flores", composta entre 2000 e 2001 e gravada pelo artista com voz e violão em seu estúdio em casa. A gravação caseira recebeu o acréscimo de um arranjo moderno, com produção, baixo e programações de Felipe Fantoni; arranjo de cordas, piano elétrico e teclados de Eneias Xavier; mellotron e teclado de Richard Neves e bateria de Helton Lima.
Para comemorar seu nascimento e relembrar sua trajetória de música e poesia de altíssima qualidade, alguns projetos estão em andamento. Há um tributo com 12 faixas que conta com a participação de nomes como Paulinho Moska, Zeca Baleiro, Marcos Catarina e Chico César, além de um projeto de gravação de um CD/DVD, denominado "Canta Vander Lee", com as canções do pai interpretadas pela filha também cantora Laura Catarina. Existe ainda a ideia de um concerto da Orquestra de Ouro Preto interpretando o repertório completo do disco "No Balanço do Balaio", lançado em 1999 pela gravadora Kuarup, com direção do maestro Rodrigo Toffolo e participações dos filhos de Vander Lee, Laura e Marcos Catarina.
Quanta falta faz o Vander Lee neste cenário árido atual da música brasileira! Ainda bem que temos o privilégio de poder escutar suas lindas criações musicais dos seus sete álbuns lançados em vida. Espero que mais pérolas escondidas como esta sejam presenteadas a nós, amantes das boas canções.
Um grande abraço espinosense.
"A Vida Não São Flores"
Vander Lee
Todo mundo quer fazer sucesso
Mas ninguém quer pagar o preço
Todo mundo quer o faz de conta
Mas quem vai pagar a conta
Todo mundo quer o impossível
Mas alguém tem que correr perigo
Todo mundo quer beber comigo
Mas quem vai me levantar quando eu cair
A vida não são flores, baby
A vida são dores também
A vida não são flores, baby
A vida são dores também
Pra toda delícia, há censura
Pra toda entrada, há saída
Pra toda razão, há loucura
Pra todo peso, há medida
Todo mundo quer dormir juntinho
Mas ninguém quer acordar com o ronco
Todo mundo quer comer o fruto
Mas ninguém quer subir no tronco
Todo mundo quer viver de amor
Mas ninguém quer o sacrifício
Todo mundo cobra (quer) o meu sorriso
Mas quem vai estar por perto quando a dor chegar
A vida não são flores, baby
A vida são dores também
A vida não são só flores, baby
São dores também
Pra toda delícia, há censura
Pra toda entrada, há saída
Pra toda razão, há loucura
Pra todo peso, há medida
Nenhum comentário:
Postar um comentário