Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 28 de abril de 2023

3195 - Os Catopês vão invadir e colorir o Carnaval do Rio de Janeiro

Depois de anos de boicote, censura e ataques à Arte e à Cultura no Brasil, felizmente começam a soprar novamente os ventos das boas novas que trazem esperança e alegria aos abnegados artistas brasileiros e prazer e entusiasmo aos amantes da beleza das criações artísticas. 
Entre milhares de novos projetos de artistas de todas as vertentes pelo país inteiro, eis que um deles nos afeta e alegra especialmente. Sob a batuta do novo carnavalesco da escola, Tiago Martins, a Escola de Samba Acadêmicos de Niterói. ex-Acadêmicos do Sossego, que desfila na Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, levará à avenida em 2024 o enredo "Catopês – Um céu de Fitas". 
Aos que desconhecem a mais que centenária festa popular religiosa de Montes Claros, os Catopês, juntamente com os Marujos e Caboclinhos, são grupos de congadas tradicionais que fazem um espetáculo colorido, magnífico e cativante pelas praças, ruas e avenidas da cidade durante o mês de agosto. A festa criada há 184 anos por negros escravizados nas antigas fazendas na região do Arraial das Formigas, hoje continua firme e forte, mantida basicamente por personalidades humildes da cidade, com apoio da administração municipal e de cidadãos compromissados com a Cultura, prestando homenagens à Nossa Senhora do Rosário, ao São Benedito e ao Divino Espírito Santo.


 
Toda essa maravilha tão conhecida do povo norte-mineiro agora será mostrada no Carnaval mais famoso do mundo. Em 2024, a Escola Acadêmicos de Niterói lutará com outras 15 agremiações carnalescas pelo título de campeã da Série Ouro, buscando a única vaga para o Grupo Especial. Em 2023, a escola de Niterói ficou na quinta posição. Boa sorte para a Acadêmicos de Niterói! Mesmo que o título não venha, já terá sido maravilhoso ver os nossos Catopês sendo mostrados ao mundo com toda sua história, garra, beleza e cores.
Um grande abraço espinosense. 

Nenhum comentário: