Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 62

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

No terreno onde jogamos muitas partidas de futebol, quando ainda ali existia o famoso Estádio Vasco Alves Neto, o "Campão", funciona atualmente o Mercado Municipal, uma fonte de maravilhas para deleite da comunidade espinosense. Tudo de gostoso tem ali. Você encontra lá frutas diversas e saborosas como manga, laranja, abacaxi, pinha, goiaba, banana, jaca, abacate. E tem também acerola, caju, maçã, coco, mamão, melancia. E dependendo da época, tem umbu e jabuticaba. Quer queijo? Tem, sim senhora! Tem requeijão, tem rapadura, tem "tijolo". Tem quebra-queixo, queijo de trança, cocada. Tem verdura verdinha e barata para todo mundo. É alface, é coentro, é brócolis, é cebolinha e até uma Mônica pode ser encontrada no sábado de feira ali. Tem abóbora, batata doce, mandioca. Tem biscoitos dos mais variados tipos. Pão de queijo, peta, fofão. Tem carne de gado, de porco, de galinha, de bode. Linguiça, mocotó, bucho, também são encontrados lá. E espetinhos e peixes idem. É um mundo de encantos e sabores que encanta a alma, com as pessoas se encontrando alegremente nos dias de feira.   












Quando em Espinosa, é quase uma obrigação para mim acordar cedo no sábado e me deslocar até o Mercado Municipal para dar uma volta e observar o movimento, apreciar as maravilhas produzidas pelos nossos dedicados agricultores e reencontrar pessoas queridas, algumas delas não vistas há um bom tempo. É uma experiência simples, mas singular e prazerosa, fazendo com que nos sintamos realmente em casa.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Nenhum comentário: