Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 9 de abril de 2023

3181 - O Atlético é Tetracampeão Mineiro!

Após duas batalhas emocionantes e cheias de tensão e rivalidade entre os finalistas América e Atlético, finalmente temos o novo Campeão Mineiro de Futebol. 
O Atlético confirmou sua superioridade no futebol das Minas Gerais e na 17ª participação consecutiva nas finais do Campeonato Mineiro suplantou o América e levantou sua 48ª taça de campeão estadual. Após a vitória no Independência por 3 x 2 no primeiro duelo, o Galo novamente venceu o América no Mineirão, desta vez por 2 x 0, gols de Hulk, e enlouqueceu mais uma vez a apaixonada e entusiasmada Massa Atleticana.



A PRIMEIRA BATALHA - DOMINGO - 1º DE ABRIL
Na primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro, mando do América no Independência, o Atlético começou arrasador, marcando logo no primeiro minuto, um golaço do argentino Cristian David Pavón. Ainda na primeira etapa, aos 33 minutos, Hyoran Kauê Dalmoro aumentou o placar com outro belíssimo gol. O resultado surpreendia a todos, já que o Atlético tinha a vantagem de jogar até por dois empates. O América, um tanto estupefato, finalmente reagiu nos últimos momentos do primeiro tempo com um chutaço com efeito desferido pelo ótimo meio-campista argentino Martín Nicolás Benítez. Aos 6 minutos da etapa complementar, ele fez a diferença novamente, com outro gol, tocando rasteiro por baixo das pernas do goleiro Éverson depois de receber excelente passe de Aluísio, decretando o empate no confronto. Aos 7 minutos o Atlético teve a chance de dar um salto em direção à vitória, com um pênalti marcado a seu favor e a expulsão do lateral Marlon por ter evitado o gol com a mão. O astro do time, em atuação incrivelmente apagada, Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, pegou a bola e chamou a responsabilidade de cobrar a penalidade para si. Bateu no canto direito do goleiro Matheus Cavichioli, que fez ótima defesa, evitando o gol da vitória atleticana. Quando tudo indicava o empate como resultado final, aos 52 minutos do segundo tempo, o iluminado Hulk se aproveitou de um toque na bola do parceiro Paulinho dentro da área e fulminou forte para balançar as redes americanas, determinando o triunfo alvinegro. 

AMÉRICA 2 x 3 ATLÉTICO
Competição: Final do Campeonato Mineiro de 2023 - 1º jogo
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Data e hora: 1º de abril de 2023, sábado, às 16h30
Árbitro: Paulo César Zanovelli
Assistentes: Magno Arantes Lira e Pablo Almeida Costa
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas
Gols: Pavón (Atlético) a 1 minuto, Hyoran (Atlético) aos 33 min. e Benítez (América) aos 47 min. do 1º tempo; Benítez (América) aos 6 min. e Hulk (Atlético) aos 52 min. do 2º tempo
Cartões amarelos: Benítez (América); Patrick, Zaracho e Hulk (Atlético)
Cartão vermelho: Marlon (América)
AMÉRICA: Matheus Cavichioli; Arthur (Nino Paraíba), Ricardo Silva, Iago Maidana e Nicolas (Marlon); Alê, Juninho e Benítez (Mikael); Felipe Azevedo, Matheusinho (Everaldo) e Aloísio (Danilo Avelar)
Técnico: Vagner Mancini
ATLÉTICO: Éverson; Mariano (Pedrinho), Maurício Lemos, Jemerson e Rubens (Igor Gomes); Otávio, Zaracho (Vargas), Hyoran (Patrick) e Pavón (Edenílson); Paulinho e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet

A SEGUNDA BATALHA - DOMINGO - 9 DE ABRIL
O Atlético entrou em campo com a vantagem de poder até perder a partida, desde que somente com um gol de diferença, que assim se tornaria Campeão Mineiro de 2023. Ao América só interessava a vitória e por dois gols de diferença. E aconteceu o que todos esperavam, um jogo emocionante disputado palmo a palmo. Logo aos 4 minutos, o América criou uma chance de gol, após falha de Mariano. Gonzalo Mastriani mandou uma bomba no travessão de Éverson. Mas mesmo jogando pior que o América, o Atlético marcou primeiro aos 26 minutos, através de Hulk, em pênalti marcado pelo árbitro com ajuda do VAR. Foi o 10º gol do artilheiro no Campeonato Mineiro e o de nº 77 no clube, em 127 partidas disputadas. O Atlético melhorou na partida, mas no segundo tempo o Otávio cometeu mais uma falta boba e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso, após apenas 3 minutos jogados. A coisa ficou feia para o Galo, mesmo ainda tendo a vantagem de poder perder por 2 x 1 ou 3 x 2. Aí debaixo da chuva que caía em BH, o América foi todo para cima em busca da virada no placar. Estava sufocando o Atlético até que em um contra-ataque fulminante aos 25 minutos, Zaracho avançou em velocidade e tocou de forma perfeita para Hulk balançar mais uma vez as redes do goleiro Matheus Cavichioli. O Coelho teve a chance de renovar a esperança no título aos 43 minutos do segundo tempo, depois de um pênalti cometido por Mariano sobre Henrique Almeida, mas que o goleiro Éverson frustrou o sonho americano, defendendo a cobrança de Wellington Paulista. Agora a tarefa do América era ainda mais complicada, precisando marcar três gols para ganhar por 3 x 2 e forçar a disputa nos pênaltis. E não conseguiu, o Atlético é Tetracampeão Mineiro em 2023!      



ATLÉTICO 2 X 0 AMÉRICA 
Competição: Final do Campeonato Mineiro de 2023 - 2º jogo
Local: Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Data e hora: 9 de abril de 2023, domingo, às 16h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro (SP)
Quarto árbitro: João Vitor Gobi (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gols:  Hulk, de pênalti, aos 26 min. do 1º tempo, e Hulk, aos 25 min. do 2º tempo (Atlético)   
Cartões amarelos: Arthur, Everaldo, Juninho (América); Otávio, Everson, Hulk, Mariano (Atlético)
Cartão vermelho: Otávio (Atlético); Vagner Mancini (América)
AMÉRICA: Matheus Cavichioli; Arthur (Nino Paraíba), Ricardo Silva, Éder (Matheusinho), Iago Maidana e Nicolas (Wellington Paulista); Alê, Juninho e Emmanuel Martínez; Felipe Azevedo (Everaldoe Mastriani (Henrique Almeida)
Técnico: Vagner Mancini
ATLÉTICO: Éverson; Mariano, Jemerson, Maurício Lemos e Rubens; Otávio, Ígor Gomes (Battaglia) e Zaracho; Pavón (Patrick), Paulinho (Edenílson) e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet



CAMPEÕES MINEIROS NA HISTÓRIA:
Atlético - 48 títulos
Cruzeiro - 40 títulos
América - 16 títulos
Villa Nova - 5 títulos
Siderúrgica - 2 títulos
Ipatinga - 1 título
Caldense - 1 título

Desde 2010, o Atlético venceu 9 títulos, enquanto o Cruzeiro ganhou 4 e o América conquistou 1. 
Ano - Campeão - Vice
2023 - ATLÉTICO - América
2022 - ATLÉTICO - Cruzeiro 
2021 - ATLÉTICO - América 
2020 - ATLÉTICO - Tombense 
2019 - CRUZEIRO - Atlético 
2018 - CRUZEIRO - Atlético 
2017 - ATLÉTICO - Cruzeiro 
2016 - AMÉRICA - Atlético 
2015 - ATLÉTICO - Caldense 
2014 - CRUZEIRO - Atlético 
2013 - ATLÉTICO - Cruzeiro 
2012 - ATLÉTICO - América 
2011 - CRUZEIRO - Atlético 
2010 - ATLÉTICO - Ipatinga



Parabéns à imensa e apaixonada Massa Atleticana por mais uma conquista valorosa da equipe do Clube Atlético Mineiro, mais um Tetracampeonato Mineiro para incluir na sua vitoriosa História de vida.
Um grande abraço espinosense. 




Nenhum comentário: