Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 13 de novembro de 2018

2077 - O renascimento do Estádio João Rebello

O velho estádio do Ateneu em Montes Claros, que foi o palco de inesquecíveis confrontos da história do futebol da cidade, renasceu das cinzas. Ou melhor, do mato que tomou conta das suas instalações durante os quatorze anos de completo abandono.  Ali, no número 511 da Rua Ângelo de Quadros, no Bairro São José, o Estádio João Rebello foi inaugurado festivamente no dia 2 de maio de 1954, quando o Fluminense de Telê Santana esteve na cidade para enfrentar e vencer o Ateneu pelo placar de 2 x 0. O poderoso Santos também jogou ali, em outra partida amistosa contra o Broca, ganhando por 3 x 1 no dia 15 de junho de 1958.



O estádio, que conta com ótima estrutura, com iluminação, setor de cadeiras com 200 lugares, arquibancada para 3.000 espectadores, vestiários e gramado de ótima qualidade, espalhados em 17.596 m², foi reinaugurado na manhã deste domingo chuvoso e nublado. Participaram atletas das categorias de base do clube norte-mineiro, bem como grandes jogadores que vestiram a camisa alvinegra e brilharam apresentando seu futebol de enorme talento. Jogadores do eterno rival, o Cassimiro de Abreu, também estiveram presentes, participando e abrilhantando ainda mais a festa.



Um dos mais entusiasmados e emocionados com a ressurreição do clube e do estádio era o presidente Cássio Aquino, um gigante no trabalho de recuperação da imagem e da infraestrutura do lendário Ateneu, angariando com muita luta o apoio de alguns empresários e desportistas montes-clarenses. Na programação do domingo de alegria e futebol, ele foi o responsável por dar o pontapé inicial em uma das três partidas que ocorreram no novíssimo e impecável gramado. Na primeira partida, jovens das categorias de base do clube se enfrentaram, com o jovem Mateus Felipe marcando o primeiro gol após a reforma do campo. Logo depois, os jogadores seniores, com idade acima dos 50 anos, mostraram um pouco do seu talento, hoje dificultado pelo peso da idade. O Cassimiro venceu de goleada, por 6 x 2, com um belíssimo gol de letra marcado pelo grande craque Ilsomar. Na partida principal, os jogadores master, até 49 anos, animaram a torcida com boas jogadas, muitas finalizações mas sem eficiência, com apenas um gol marcado pelo atacante Evaldo para a equipe do Ateneu, que venceu por 1 x 0. Para completar a festa, houve apresentações de ginástica, capoeira e música. Participaram das partidas ex-jogadores profissionais e outros craques amadores como Odair, Guilherme, Victor, Alonso, Everaldo, Cesinha, PC, Ilsomar, Bolão, Keninho, Raulzinho, Wilton, Saruê e tantos outros, inclusive a garota Daiane, destaque no futebol feminino. 



Com toda certeza, Dona Albertina, torcedora-símbolo do Ateneu, deve estar bastante feliz no céu com a restauração do estádio onde ela morou e tanto torceu pelo seu time do coração.
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: