Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 7 de março de 2012

362 - Nossa ilustre Cármen Lúcia é a nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Depois de se tornar a segunda mulher Ministra do Supremo Tribunal Federal, em 2006, empossada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, a espinosense nascida em um hospital de Montes Claros, Cármen Lúcia Antunes Rocha, filha de Sêo Florival Rocha e de Dona Anésia Antunes Rocha (In Memoriam), conseguiu outro feito memorável: será a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral, em 67 anos de história da Corte. Ela chegou ao TSE em novembro de 2009, substituindo o Ministro Titular Joaquim Barbosa. Sua eleição deu-se no plenário do TSE durante a sessão administrativa do dia 6 de março passado e assumiu o cargo agradecendo a confiança dos colegas e se comprometendo em cumprir o cargo com "honestidade e absoluta dedicação". O ministro Marco Aurélio foi eleito para exercer a vice-presidência. A nova presidente declarou que "A democracia se faz com uma construção permanente e o que todos nós brasileiros queremos é construir juntos um Brasil que seja verdadeiramente democrático e que garanta a todos não apenas a cidadania, mas uma condição digna para cada ser humano".
Ela assumirá a presidência para o biênio 2012/2014 em uma solenidade de posse que deverá  acontecer na última semana de abril e já iniciará a sua gestão com o desafio de conduzir o processo eleitoral no Brasil, neste ano em que o país terá eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios. E com a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, as demandas deverão ser ainda maiores.

Lula dando posse à Cármen, ao lado do pai Florival Rocha

Cármen Lúcia com os ministros do STF
Nascida no dia 19 de abril de 1954, Cármen Lúcia é a terceira filha entre seis irmãos de tradicional família de Espinosa. Desde cedo, dedicou-se à carreira jurídica. Formou-se em Direito pela PUC-MG, é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral e ainda doutora em Direito de Estado pela Universidade de São Paulo. Fala fluentemente outros cinco idiomas: inglês, francês, italiano, alemão e espanhol e tem vários livros de conteúdo jurídico publicados. Um tremendo orgulho para sua família e para todos nós, espinosenses.
Saiba um pouquinho mais sobre a sua história aqui neste link:

9 comentários:

Anônimo disse...

Eustáquio

não adianta puxar a sardinha para Espinosa, não! A Ministra nasceu em Montes Claros, morou aqui e se formou e educou em Belo Horizonte na UFMG.
Os pais sim, nasceram ai em Espinosa, nada mais!
Que besteira essa! Querer colocar Espinosa no Mapa. Francamente viu!!!!

Walter Kbeça

Anônimo disse...

Lamentável o comentário desse senhor Walter. A ministra nasceu em Montes Claros, por falta de recursos na época em Espinosa, como era de costume.Passou a sua infância lá e novamente, mais tarde retornou à Montes Claros para prosseguir estudos.Uma pena que ele se limite a pegar em coisas tão pequenas como esse "detalhe". Talvez o melhor seria ele seguir o exemplo dessa ilustre cidadã espinosense e cultivar mais sabedoria. Francamente viu!!!
Paulo André- BH

Anônimo disse...

nao é por acaso que o sobrenome dele é kabeça com k.

Anônimo disse...

Nunca postei aqui se quer uma msge., mas diante do que vi desse tal kbeca, senti uma enorme vontade de expressar-me e com raiva.
Tenho 3 filhos e todos eles foram gerados,preste bem atenção KBECA OCA, gerados e criados aqui em Espinosa. Nasceram (tirados) em Mtes Claros por questões... (será que esse kbeca oca irá entender ....?)
Carmem Lucia foi gerada e criada, educada em ótimas escolas de espinosa e com excelentes professoras de espinosa. Agora que Espinosa consegue formar pessoas ilustres vem esse tal de kbeca oca querer se aparecer.
Veja hoje a quantidade de espinosenses tirados (desculpe a expressão "tirados" é que esse cara me irritou) em montes claros porque o poder aquisitivo dar essa condição de procurar grandes centros para um melhor conforto para a esposa e naquela época o Sr Florival tinha essa condição.
Ô Kbeca oca procure o sr florival rocha evê se ele concorda com você?
Desculpe Leitores pelo anonimato, mas fiquei irritado e gostaria que
kboca se defendesse.

Anônimo disse...

Desculpe gente, mas tenho que falar mais pra esse kbeca oca. 99% dos jovens de espinosa são formados em faculdades fora de espinosa. Por que
kkkbeca oca? Você é formado aonde? Se é que tem o grau superior. não acredito, pelo raciocínio q teve.
Chega! vou parar. q raiva.

Eustáquio Tolentino disse...

Pessoal, paciência com meu amigo Walter Cabeção. Os seus comentários são em tom de brincadeira, só para me azucrinar. Não levem a sério, pois ele sabe a verdade sobre a origem da nossa Ministra. É só gozação, sem maldade, OK? Um abraço a todos, inclusive ao Kbeça.

Anônimo disse...

Eustáquio, eu me chamo Renata e sou montesclarense. Tenho parentes em Espinosa e sei das origens da nossa ilustre ministra. no mural do jornal on line montes Claros.com, postei uma resposta ( de muito bom tom) aos senhores Luiz e Sr. Ponciano sobre essa mesma polêmica sobre a excelentíssima Carmem Lúcia.(vide mural) Engraçado; a postagem não apareceu. Que jornal dissimulado é este que não leva em consideração a liberdade de expressão? Será que é da parentada do "kabeça" aí??? Ao Montes Claros.com, sr. Ponciano e José Luiz: francamente viu!!! Carmem Lúcia é espinosense sim!!!

Unknown disse...

D.Risoleta Tolentino Neves morou em Espinosa?

Eustáquio Tolentino disse...

Que eu saiba, não!

Abraço e obrigado por nos visitar.

Eustáquio