Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

830 - Os estragos da seca continuam...

Reportagem da Rede Record Minas, veiculada no programa Balanço Geral de 20 de novembro, mostra que nem as primeiras chuvas que começam a cair na nossa região conseguem reverter os enormes prejuízos causados pela pior seca dos últimos 40 anos. A situação é tão preocupante que 145 municípios mineiros já decretaram situação de emergência, entre eles Espinosa.
A equipe de reportagem comandada pelo repórter Álvaro Zanotti entrevistou dois agricultores de Espinosa, Seu Antônio Bezerra Sobrinho e  Seu Raimundo da Silva, que mostraram as suas imensas perdas e dificuldades para atravessar este momento de enorme sofrimento e desalento que assola o Sertão norte-mineiro.
Na oportunidade também foi entrevistado o técnico da Emater, Jorge Murilo Tolentino Gonçalves, que mostrou uma plantação de palma, uma planta que acumula água e que pode ser uma boa alternativa para a alimentação do gado nestes tempos de forte estiagem.
O que deixa a gente com um aperto no coração é quando se mostra o leito completamente seco do Rio São Domingos e as carcaças dos animais mortos no chão ressequido do Sertão. As imagens foram capturadas pelo jornalista Daniel Perchê.
Mas, por outro lado, é gratificante perceber a esperança que brilha nos olhos do sertanejo quando as nuvens negras se formam no céu e que podem trazer de volta, um dia, a oportunidade de plantar e colher as suas lavouras. Isso é o que lhe motiva a continuar em frente e é o combustível que o leva adiante nesta batalha diária pela sobrevivência sua e da sua família.
Aos resolutos homens da agricultura de Espinosa, o meu respeito profundo e a esperança de que dias melhores virão para que eles possam se dedicar felizes ao prazeroso cultivo da terra com a alegria e o entusiasmo de sempre.
Um grande abraço espinosense.
   

Nenhum comentário: