Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 3 de junho de 2012

441 - Exemplos magníficos de pessoas de bom coração

Todo ano é a mesma coisa. Um quarteirão da rua São Carlos, no Bairro Todos os Santos, é interditado para a montagem das barraquinhas do Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para arrecadar fundos que são empregados na manutenção do orfanato durante todo o ano. Tudo muito organizado e preparado carinhosamente por cerca de quatrocentas pessoas do bairro e das redondezas, que se dedicam durante três finais de semana para, em sistema de rodízio, doar o seu tempo e o seu trabalho em prol das crianças da associação comunitária. Pessoas maravilhosas, de todas as idades e classes sociais e das mais variadas profissões, se entregam de corpo e alma na tarefa de cuidar das barraquinhas que vendem de tudo: pastel, bolo, churrasquinho, vaca atolada, feijão tropeiro, arroz com pequi, beiju, pizza, cachorro-quente, cerveja e refrigerante. Muitos outros também doam alimentos, materiais e recursos financeiros para que a festa aconteça e consiga atingir os objetivos do orfanato. A todas essas pessoas de bom coração, que promovem a caridade e a solidariedade em prol dos menos afortunados, doando recursos e o seu precioso tempo, o meu absoluto respeito e admiração. Que Deus os proteja! Vamos então conhecer um pouco mais sobre a história do orfanato com estas informações extraídas do site larnossasenhora.net.
Em 1950, o Coronel Philomeno Ribeiro, com a esposa, senhora Laudelina Ribeiro Maia e sua cunhada senhora Luiza Magalhães Santos, doaram à Mitra Diocesana de Montes Claros um terreno com área de 27.700 m2, com a condição de que “o edifício descrito nesta doação fosse destinado a um orfanato para meninas indigentes”. Sendo assim, em 7 de março de 1951 foi fundado o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que, segundo documentos da época, surgiu como uma alternativa para a situação de abandono e descaso que viviam as crianças, principalmente as do sexo feminino.
De acordo com o estatuto da instituição o Lar é uma associação sem fins lucrativos, de cunho educacional, social, beneficente, assistencial e promocional, instituída por prazo indeterminado, com sede e foro na cidade de Montes Claros (MG), à Rua São Carlos, n° 40, Bairro Todos os Santos, CEP 39400-118. Desde sua constituição o Lar foi dirigido por religiosas em parceria com uma diretoria composta por membros da sociedade civil, com decisivo apoio da comunidade que possibilitou oferecer às crianças e adolescentes e respectivas famílias a formação necessária para seu desenvolvimento integral para a vida em sociedade.
O orfanato funciona sob a administração da atual diretoria e das Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros e de uma equipe técnica composta por assistente social, psicóloga, pedagogas, professores, captador de recursos e diversos funcionários distribuídos, conforme a demanda, na recepção, cozinha, monitoria e serviços gerais, com experiência média de cinco anos. Hoje a instituição se mantém com recursos próprios e parcerias com a comunidade e a sociedade civil. 
O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem como missão desenvolver condições para a inserção das crianças e adolescentes em situação de exclusão social, por meio da educação preventiva e integral, dentro dos princípios espirituais, morais e éticos, acolhendo e promovendo sua inclusão e de sua família na comunidade e mercado de trabalho.
Você também pode ajudar e muito o trabalho desse pessoal. Você pode doar roupas, móveis, livros, material de informática, tudo o que não serve mais para você e ainda está em bom estado pode ajudar a muitas pessoas. Procure o Lar e saiba como doar. Para fazer uma doação ligue (38) 3221-2259 ou envie um e-mail para falecom@larnossasenhora.net ou larnossasenhora@hotmail.com.
 








Nenhum comentário: