Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

277 - Chico Anysio, um artista em plenitude

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mais conhecido como Chico Anysio, é um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro nascido na cidade cearense de Maranguape, aos 12 de abril de 1931, famoso por seus vários personagens e programas humorísticos no rádio e na televisão. Chico Anysio, filho de Francisco Anysio de Oliveira Paula e de dona Haideé Viana de Oliveira Paula, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha oito anos de idade. Desde cedo se destacou com a incrível diversidade de talentos que possuia. Participou de programas de calouros, trabalhou no rádio, comentou futebol, escreveu roteiros de programas, fez shows de imitação e de humor, participou de filmes, tudo isso com muita desenvoltura e talento.

E o salário, ó! Um dos mais famosos personagens de
Chico Anysio: o Professor Raimundo
É mentira, Terta? Outro personagem lendário: Pantaleão
No ano de 1957, iniciou a sua carreira na televisão, na TV Rio, com o inesquecível personagem "Professor Raimundo". Mas o sucesso estrondoso veio em 1969, quando ele se transferiu para a TV Globo e iniciou uma trajetória de imenso sucesso com os seus programas "Chico Especial", "Chico Total", "Chico Anysio Show", "Chico City" e "Escolinha do Professor Raimundo" até o atual "Zorra Total", onde faz uma participação. Seus mais de 200 personagens fizeram e ainda fazem enorme sucesso, com destaque para "Pantaleão", "Coalhada", "Bento Carneiro", "Alberto Roberto", "Painho", "Salomé", "Tavares", "Justo Veríssimo", entre outros duzentos e poucos.
Em 1996, em um acidente doméstico, ele caiu e fraturou a mandíbula, o que o afastou do trabalho por um longo tempo, devido à lenta recuperação da dicção.
Chico Anysio é um artista completo. Além de ótimo ator e comediante, ele escreveu várias músicas, participou do grupo Baiano e os Novos Caetanos, escreveu alguns livros e ainda se dedica à pintura, criando centenas de quadros por ano.
Chico já se casou seis vezes e tem oito filhos, um deles adotado, sendo alguns deles também artistas, como o comediante Bruno Mazzeo. O ator Marcos Palmeira é seu sobrinho.
Chico Anysio é um dos maiores ícones da televisão brasileira, mesmo estando com pouco espaço na telinha hoje em dia. Já me deliciei com os vários personagens criados pelo mestre do humor, especialmente com o Pantaleão e o Tavares, os que eu mais gosto.
Ao mestre, o reconhecimento pelo seu trabalho abrangente e criativo que deu a todos nós, apreciadores do humor inteligente, uma enxurrada de alegria por muito tempo.
Conheça os muitos personagens de Chico Anysio clicando aqui. Abaixo cenas de alguns dos seus personagens e dois vídeos sobre a sua trajetória artística. Não deixem de assistir.






Nenhum comentário: