Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

259 - Os entusiastas do esporte e os animados peladeiros de Espinosa

O futebol sempre foi e continua sendo o esporte mais praticado em Espinosa. Os campos de futebol, infelizmente, estão desaparecendo da paisagem da cidade, ocupados por construções de todos os tipos. Em compensação, as opções de quadras poliesportivas e de campinhos de futebol society estão aumentando bastante. Quase todas as escolas estão disponibilizando aos seus alunos espaços cobertos para a prática de esportes, coisa impensável nos tempos em que estudávamos, pois havia apenas a quadra dos Pereira e a da AABB, sem cobertura alguma, o que era um problema por causa do sol forte e da chuva, que restringia o tempo de uso.
Mas atualmente, com a construção de vários campos society gramados na cidade, por abnegados entusiastas do esporte, a coisa melhorou bastante. Tenho consciência de que existem outros por lá, mas vou listar os que eu conheço e espero que outros sejam construídos, aumentando as opções para os aficionados pelo futebol.
Zé Carlos, proprietário de uma fábrica de iogurte, a Norte Vida, construiu nas suas dependências um campo society gramado que é usado por alguns peladeiros da cidade. Infelizmente, até hoje, não tive oportunidade de jogar lá, mas espero que isto aconteça brevemente. 
O Clube Toca dos Craques também construiu o seu campo society gramado, por intermédio do seu proprietário Sidney Castro, um dos melhores jogadores de futebol da história da cidade e grande entusiasta do esporte. 
A AABB-Espinosa também construiu o seu, por iniciativa e bastante empenho de Mílton Barbosa e com uma pequena ajuda minha, onde sempre jogo com os meus amigos quando em Espinosa. 
Gibão, um batalhador incansável pelo esporte da cidade, também tem o seu campinho ali no Cigano, próximo ao Rio São Domingos, onde sempre bato uma pelada com a turma, quando estou em Espinosa.
Mas quem mais me chamou a atenção foi Idelson, o proprietário da loja de confecções Só Montão, que construiu em sua propriedade ao lado do Rio São Domingos, próximo à Santa Terezinha, na ponte da linha férrea, dois campos de futebol society gramados e iluminados, de extrema qualidade. Com um gramado impecável, ele mantem os campos com o maior cuidado e recebe a todos com o maior respeito e atenção. Tive a felicidade de jogar lá junto com a sua turma, a convite do meu amigo Alair, e fui extremamente bem recebido. É muito gratificante saber que pessoas empolgadas e determinadas investem o seu próprio dinheiro para oferecer a alguns a possibilidade de praticar esportes. Um ótimo exemplo para os órgãos públicos e os administradores da cidade.
E o que dizer das pessoas que ali vão para baterem uma bolinha, encontrar os amigos, se distraírem e espantar o estresse do dia a dia? Muitos deles são ainda jovens, alguns são quarentões, outros mais idosos, uns craques, outros ex-craques, alguns medianos, outros completos pernas-de-pau, mas todos com a vontade e a alegria de correrem atrás da bola que tanto prazer nos oferece. A esta turma toda o meu abraço e a esperança de reencontrá-los em breve para mais uma pelada nos nossos campinhos.
Um grande abraço espinosense.
O  campo society do Clube Toca dos Craques

O campo society Izaías Mariano Mendes na AABB-Espinosa
A turma de peladeiros do campinho de Gibão em
frente à jaqueira toda carregada


Entrada dos campos de Idelson do Só Montão

Segundo campo de Idelson

Primeiro campo de Idelson
 

Turma de peladeiros do campo de Idelson

Nenhum comentário: