Não sei se vocês repararam, mas a onda atual na mídia televisiva, explicitada nos comerciais de TV, é a ressuscitação de velhos ídolos do passado que estavam afastados da mente das pessoas. Vários comerciais apresentados na atualidade trazem de volta canções e artistas que estavam praticamente esquecidos do show business e do grande público. Um dos comerciais, do litrão da Skol, traz de volta o cantor e compositor Beto Barbosa, que ficou famoso na década de 80 por suas músicas de lambada "Adocica" e "Preta". Beto Barbosa, ou Raimundo Roberto Morhy Barbosa, nasceu aos 27 de fevereiro de 1955, em Belém do Pará, e ficou famoso como o "Rei da Lambada" nos anos 80. Lançou 21 discos e ganhou um Troféu Imprensa de melhor cantor em 1991, dividido com José Augusto.
O desaparecido cantor e compositor Byafra, responsável pelo sucesso "Sonho de Ícaro", também da década de 80, que fez enorme sucesso na época, estrela um comercial da Bradesco Seguros. Byafra, na verdade, Maurício Pinheiro Reis, nasceu em Niterói (RJ) aos 15 de outubro de 1957, e com os seus dois maiores sucessos, "Leão Ferido" (Byafra e Dalto), do álbum "Despertar", de 1981, e "Sonho de Ícaro" (Piska e Cláudio Rabello) do álbum "Existe uma ideia", de 1984, faturou dois Discos de Ouro. Fez sucesso como compositor de temas de novelas e lançou até agora 14 álbuns, que venderam mais de meio milhão de cópias.
A música "Sorria, Sorria", do falecido cantor Evaldo Braga, que foi um enorme hit nas rádios de todo o país nos anos 70, é a trilha sonora do comercial do automóvel Renault Duster. Evaldo Braga, conhecido como o "Ídolo Negro", nasceu em Campo dos Goytacazes (RJ), aos 28 de setembro de 1948, de pais desconhecidos e depois de uma carreira de imenso sucesso, faleceu precocemente, em um acidente automobilístico, aos 31 de janeiro de 1973.
Quem se destaca em um comercial da Caixa Econômica Federal sobre loterias é o falecido cantor Wilson Simonal, excelente cantor que foi um explosivo sucesso nos tempos da ditadura e que teve a sua carreira prejudicada, ou sepultada, por denúncias, não comprovadas, de entregar colegas, adversários do regime, aos milicos. A música que embala o comercial da Caixa é "Vesti azul", grande sucesso de Simonal. Ele nasceu aos 23 de fevereiro de 1938 no Rio de Janeiro e é considerado por muitos como um dos melhores cantores do Brasil de todos os tempos. A sua carreira, que ia de vento em popa, foi praticamente destruída após rumores de que ele seria dedo-duro, entregando colegas aos militares da didatura. A partir de então, passou o resto da vida praticamente esquecido e abandonado pela imprensa e pelo público, vindo a falecer de problemas ocasionados pelo alcoolismo, em 25 de junho de 2000. A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em julgamento simbólico realizado em 2003, concluiu que Wilson Simonal era inocente das acusações que lhe foram imputadas. Um documentário contando a sua vida, dirigido por Cláudio Manoel (do Casseta & Planeta), Micael Langer e Calvito Leal, intitulado "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei" foi lançado em 2009.
Mas o revival não fica só por aí. Outras músicas famosas de cantores e bandas idolatrados também estrelam comerciais na atualidade, como o clássico "Come together" dos Beatles, no comercial da Nextel e "I can´t get no satisfaction" dos Rolling Stones, no comercial do Nissan March 2012.
Além de ser um resgate de grandes artistas que estavam relegados ao ostracismo, é uma boa oportunidade para os jovens se interessarem a conhecer um pouco mais da história da música popular brasileira e mundial. Que venham outros comerciais resgatando outros artistas esquecidos e outros já consagrados para o deleite das novas gerações.
O desaparecido cantor e compositor Byafra, responsável pelo sucesso "Sonho de Ícaro", também da década de 80, que fez enorme sucesso na época, estrela um comercial da Bradesco Seguros. Byafra, na verdade, Maurício Pinheiro Reis, nasceu em Niterói (RJ) aos 15 de outubro de 1957, e com os seus dois maiores sucessos, "Leão Ferido" (Byafra e Dalto), do álbum "Despertar", de 1981, e "Sonho de Ícaro" (Piska e Cláudio Rabello) do álbum "Existe uma ideia", de 1984, faturou dois Discos de Ouro. Fez sucesso como compositor de temas de novelas e lançou até agora 14 álbuns, que venderam mais de meio milhão de cópias.
A música "Sorria, Sorria", do falecido cantor Evaldo Braga, que foi um enorme hit nas rádios de todo o país nos anos 70, é a trilha sonora do comercial do automóvel Renault Duster. Evaldo Braga, conhecido como o "Ídolo Negro", nasceu em Campo dos Goytacazes (RJ), aos 28 de setembro de 1948, de pais desconhecidos e depois de uma carreira de imenso sucesso, faleceu precocemente, em um acidente automobilístico, aos 31 de janeiro de 1973.
Quem se destaca em um comercial da Caixa Econômica Federal sobre loterias é o falecido cantor Wilson Simonal, excelente cantor que foi um explosivo sucesso nos tempos da ditadura e que teve a sua carreira prejudicada, ou sepultada, por denúncias, não comprovadas, de entregar colegas, adversários do regime, aos milicos. A música que embala o comercial da Caixa é "Vesti azul", grande sucesso de Simonal. Ele nasceu aos 23 de fevereiro de 1938 no Rio de Janeiro e é considerado por muitos como um dos melhores cantores do Brasil de todos os tempos. A sua carreira, que ia de vento em popa, foi praticamente destruída após rumores de que ele seria dedo-duro, entregando colegas aos militares da didatura. A partir de então, passou o resto da vida praticamente esquecido e abandonado pela imprensa e pelo público, vindo a falecer de problemas ocasionados pelo alcoolismo, em 25 de junho de 2000. A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em julgamento simbólico realizado em 2003, concluiu que Wilson Simonal era inocente das acusações que lhe foram imputadas. Um documentário contando a sua vida, dirigido por Cláudio Manoel (do Casseta & Planeta), Micael Langer e Calvito Leal, intitulado "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei" foi lançado em 2009.
Mas o revival não fica só por aí. Outras músicas famosas de cantores e bandas idolatrados também estrelam comerciais na atualidade, como o clássico "Come together" dos Beatles, no comercial da Nextel e "I can´t get no satisfaction" dos Rolling Stones, no comercial do Nissan March 2012.
Além de ser um resgate de grandes artistas que estavam relegados ao ostracismo, é uma boa oportunidade para os jovens se interessarem a conhecer um pouco mais da história da música popular brasileira e mundial. Que venham outros comerciais resgatando outros artistas esquecidos e outros já consagrados para o deleite das novas gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário