Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

223 - A bela obra do ilustrador americano Mort Künstler

Mort Künstler, nascido em 1931, é um artista conceituadíssimo nos Estados Unidos da América cujo trabalho de pintura agora se concentra principalmente sobre eventos históricos da Guerra Civil Americana, que aconteceu entre 1861 e 1865. Antes que ele se dedicasse basicamente a retratar a Guerra Civil, no início dos anos 1980, ele já havia construído um trabalho sobre a história nacional dos Estados Unidos a partir de retratos pré-históricos da vida americana até a odisséia de um ônibus espacial. Esse trabalho tem sido publicado em livros ilustrados e revistas e usado por agências de publicidade. A maioria das pinturas de Künstler são feitas em óleo sobre tela.
Mort Künstler estudou arte na faculdade de Brooklyn, UCLA e no Pratt Institute. Depois de se formar, nos anos 50, ele trabalhou como artista freelancer em Nova York, quando desenhou várias ilustrações de capas e outras artes em livros de bolso e revistas masculinas, usando pseudônimos como Martin Kay e Kaye Emmett.
No início dos anos 1970, as pinturas de Mr. Künstler começaram a atrair a atenção de colecionadores de arte séria. Depois de uma exposição em uma galeria de prestígio em Nova York, ele se tornou conhecido como um importante pintor de temas históricos.
Duas décadas depois, suas telas começaram a atrair a atenção de colecionadores e em seguida, em 1982, ele foi chamado para fazer algumas ilustrações para a série The Blue and The Gray, da CBS.
Sua pintura High Water Mark foi revelada no Nacional Gettysburg Military Park Museum em 2 de julho de 1988, em comemoração ao 125º aniversário da batalha.
Mr. Künstler já lançou quase uma dezena de livros, principalmente sobre eventos e personagens da Guerra Civil Americana. Seu livro mais recente foi lançado em novembro de 2010, "For Us the Living: The Civil War in Paintings and Eyewitness Accounts", publicado pela Sterling com o texto do Dr. James I. Robertson, Jr. e prefácio por Harold Holzer do Metropolitan Museum.


 
Bibliography:
Images of the Civil War: the Paintings of Mort Künstler (1992)
Jackson & Lee: Legends in Gray (1995)
Mort Künstler's Old West. Cowboys. (1998)
Mort Künstler's Old West. Indians. (1998)
Gods and Generals: the Paintings of Mort Künstler (2002)
The Civil War Paintings of Mort Künstler (2006)
For Us the Living: The Civil War in Paintings and Eyewitness Accounts (2010)

Comum entre os artistas americanos do século XX, Künstler também se aventurou pelo mundo das pin-ups, mulheres jovens, bonitas e sensuais, especialmente as que servem de modelos para fotos eróticas usadas em impressos populares tais como calendários, pôsters, capas de revistas etc. As pin-ups tiveram ápice nas décadas de 1940/1950, mas até hoje aguçam o imaginário masculino, pois não há quem não se deixe encantar pela imagem dessas mulheres belíssimas.
Confira na galeria abaixo as pin-ups em perigo, de Mort Künstler! 



















Nenhum comentário: