Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

224 - Coldplay, suprassumo do rock

O show final deste sexto dia de apresentações do Festival Rock in Rio foi o da banda britânica Coldplay, uma das minhas favoritas. Como sempre, o vocalista Chris Martin comandou a banda, composta pelo guitarrista Jon Buckland, o baixista Guy Berryman e o baterista Will Champion, em um show repleto de jogos de laser, fogos de artifício, muita participação do público e o principal, músicas de primeira qualidade. Hits adorados pelos fãs foram acompanhados de algumas músicas novas, para delírio da multidão presente na Cidade do Rock.

Em uma vibrante apresentação de 1 hora e 25 minutos, o Coldplay tocou 18 músicas, entre elas clássicos como "Yellow", "Fix you", "Viva la vida", "Clocks", "In my place" e outras menos conhecidas como "Life is for living" e "Politik", além de 7 canções de seu quinto disco, "Mylo xyloto", programado para chegar às lojas no dia 24 de outubro. Houve uma pequena homenagem à Amy Winehouse, quando Chris Martin tocou um pedaço de "Rehab" antes da música "Fix you". Chris ainda homenageou o Brasil ao tocar uma parte da música "Mas que nada", de Jorge Benjor e ao desfilar no palco com uma bandeira brasileira.
A banda britânica Coldplay foi fundada em 1996 pelos músicos Chris Martin e Jonny Buckland ainda na University College London. Depois, a eles se juntaram Guy Berryman e Will Champion. Eles lançaram três EP´s antes do primeiro disco de estúdio. O sucesso viria em 2000 com a música "Yellow" e o disco "Parachutes". Depois viriam "A Rush of Blood to the Head" em 2002 e "X & Y" em 2005. O quarto disco da banda, produzido por Brian Eno, "Viva la Vida or Death and All His Friends, lançado em 2008, foi um grande sucesso, conquistando o cobiçado prêmio Grammy.  Em 12 de agosto de 2011, o grupo anunciou através de seu site oficial, que Mylo Xyloto é o título do novo álbum, o quinto, e que seria lançado em 24 de outubro de 2011.
2009 foi o ano mais bem sucedido da banda, pois receberam sete indicações no 51° Grammy Awards, da qual venceram em três. O Coldplay já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo.
Sou um dos grandes admiradores do trabalho musical dos integrantes do grupo britânico, além de respeitá-los bastante pelas suas ações de apoio a vários projetos humanitários ao redor do mundo, entre eles a Anistia Internacional. 



Nenhum comentário: