Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 4 de junho de 2010

14 - Que saudade do trem...




Símbolo de uma era de progresso e desenvolvimento, a velha estação ferroviária amarga, indefesa, a sua total deterioração. Tenho na memória, meio incompleta, a imagem dos vagões carregados de cimento que foram inapelavelmente tombados pela fúria da natureza, quando da famosa enchente de 1968, que ficou marcada para sempre na memória dos espinosenses. A saudade do "trem baiano" que, desativado, deixou a população sem um meio de transporte barato e seguro, bate de vez em quando. Viajei uma única vez, de Monte Azul à Montes Claros, e foi uma experiência inesquecível. O time de futebol de salão da AABB-Espinosa iria disputar a fase estadual na bela cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Fomos de carro até Monte Azul, onde pegamos o trem para Montes Claros. A viagem se deu completamente no vagão-restaurante, tomando cerveja e jogando baralho, com o balanço e o som característico do trem. Maravilhosa viagem! Em Montes Claros, alugamos uma velha Kombi que, após alguns problemas mecânicos e um pneu furado, nos conduziu, vivos e inteiros, à cidade de Ituiutaba.

Há, em Montes Claros, uma organização que luta para a volta do famoso "trem baiano", mas até agora, infelizmente, não conseguiu sucesso em sua empreitada.

Gostaria muito que a administração da cidade de Espinosa pudesse reformar a antiga estação ferroviária e construir ali um centro cultural, uma biblioteca pública ou, quem sabe, um escola de música e de teatro para a meninada. Sonhar nunca é demais.
A foto antiga mostra o dia da inauguração da estação ferroviária de Espinosa. Imagine a importância do fato naquela época.

2 comentários:

celenterado disse...

Ideias maravilhosas, Grande Eustáquio. Agora só precisamod de um Prefeito. Algum Candidato?

Anônimo disse...

Grande Eustáquio.
Eu não encontrei foi algo sobre o realmatismo mais recente, com Galegão, Robin e companhia limitada.
Bela iniciativa.
Abraços,
Rondinelly