Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 30 de maio de 2010

13 - Kita, o maior craque do futebol de Espinosa


Espinosa sempre foi grande celeiro de craques do futebol. Roberto Pé-Duro, Sidney Castro, Tatuzinho, Eugênio, Ernane, Téo, Beto de Horácio, Dal, Jorginho, Tarcísio, Zé Maria, Fonso, e tantos outros mais que poderiam estar aqui incluídos. Mas o melhor de todos não era de Espinosa, mas da cidade de Urandi, na Bahia. Kita foi, para mim, o melhor jogador de futebol que eu vi jogar em Espinosa. Possuidor de uma qualidade técnica excepcional, chutes e passes precisos, ótima visão de jogo, contava ainda com uma maneira toda peculiar de jogar. Ficava embasbacado quando ele se jogava ao ar para receber a bola, e descia ao chão, espetacularmente, com ela colada ao seu peito, em um espetáculo de beleza e plasticidade. Admirava cada drible, cada matada de bola, cada lançamento, cada passe, cada chapéu desferido no adversário. Ficava eu, ali, sentado no chão, no antigo estádio de terra batida (hoje o Mercado Municipal) apreciando as suas jogadas e me questionando por que eu não conseguia fazer aquilo que, para ele, parecia ser tão simples e fácil. Sou seu fã incondicional até hoje e nunca consegui apresentar um futebol que significasse pelo menos 10% do que ele jogava. Mas isso, também, era querer demais.

Tive a frustração de não poder jogar futebol ao seu lado. Certa vez, o nosso time de veteranos, o 9 de Março, promoveu uma partida de homenagem à Kita. Ele até vestiu o nosso uniforme, mas não quis entrar em campo para jogar. Foi uma tremenda frustração não poder atuar ao seu lado, mas pelo menos tirei uma foto ao seu lado, o que muito me orgulha. Estão na foto, além de Kita, dois outros craques, meus ídolos, que tive a honra de jogar junto: Téo e Beto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eustáquio, fico feliz e saudoso quando vejo as postagens em seu Blog, falando da nossa querida e saudosa Espinosa. Lembro-me dos bons tempo de futbol, quando surgiu o Palmeirinha, tendo como nosso rival o Saionara Esport Club... Lembra?
Nós jogávamos no Palmeirinha. Nosso primeiro uniforme possuía camisa verde, patrocinada pelo técnico Bené(Onde andará?).
Também me recordo das farras da turma da Resina(Lelo, Eustáquio,Kinha, Nenzão, Gera, Júlio, Tiãozinho, Dailson e Milton).
A turma da rua de baixo: Eu(Dal), Mangabinha(Carlinhos), Zezinho de Clérides, Janinho, Marcão mecânico, Noé e Roque no violão... Bons goles ! Bons Temnpos !

Um abraço do seu amigo das antigas, Dal.
Domiciliado em Ilhéus, casado, comerciante no varejo de Farmácia(Farmácia Cairu), com um casal de filhos, sendo uma formada em psicologia e o outro, o mais novo, cursando o terceiro semestre de Direito.

Um abraço a todos os espinosenses.