Terminada a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026, temos muito o que comemorar. Além, claro, de celebrar a boa vitória do Brasil por 3 x 0 sobre a frágil seleção do Haiti no seu segundo compromisso no torneio, podemos citar jogos em que a competitividade, a garra e a emoção nos encantaram a alma. Equipes menos qualificadas fizeram bonito em campo, por exemplo, a estreante Curaçao, que após levar uma goleada de 7 x 1 da Alemanha, conseguiu uma façanha memorável. Conseguiu um empate louvável sem gols contra a equipe dos atleticanos Ángelo Preciado, Alan Minda e Alan Franco, fazendo seu primeiro ponto na Copa do Mundo, com uma atuação extraordinária do goleiro Eloy Room. Ele entrou para a História dos Mundiais com o recorde de 15 defesas em uma partida sem prorrogação. Assim como aconteceu com o goleiro Vozinha, de Cabo Verde, sua quantidade de seguidores aumentou consideravelmente após campanha feita pelos jornalistas da Cazé TV que transmitiram o jogo pedindo que os espectadores passassem a segui-lo no Instagram. Vozinha, ou Josimar José Évora Dias, que brilhou no empate de sua seleção com a Espanha, conseguiu atingir até agora mais de 15,8 milhões de seguidores. Eloy Room havia atingido há pouco a marca de mais de 1 milhão de seguidores, sinal dos novos tempos das redes sociais.
E a incrível Seleção de Cabo Verde? Que maravilha! Em partida eletrizante, Cabo Verde conseguiu mais uma façanha, empatar com o Uruguai, marcando dois gols. com Kevin Pina e Hélio Varela. Os "Tubarões Azuis" conseguiram o feito de saírem invictos de dois jogos contra Campeões Mundiais, Espanha e Uruguai, com atuações brilhantes, recheadas de resiliência, controle emocional, suor, garra e lágrimas de alegria incontida.
Outro destaque positivo foi o Egito do craque Mohamed Salah que finalmente conseguiu sua primeira vitória em Copas, no triunfo sobre a Nova Zelândia por 3 x 1.
Mas houveram muitos outros destaques na rodada de número dois realizada entre sexta-feira, 19 de junho, e terça-feira, 23 de junho. Em jogo movimentadíssimo, a Holanda goleou a Suécia por 5 x 1, com destaque para os jogadores Brian Brobbey e Cody Gakpo, cada um marcando dois gols. A Alemanha teve que lutar muito para virar o placar na vitória suada de 2 x 1 sobre Costa do Marfim, com dois gols do atacante Deniz Undav. No milésimo jogo das Copas, disputada no domingo, 21 de junho, no Estádio El Gigante de Acero, em Monterrey, no México, pelo Grupo F, o Japão goleou a Tunísia por 4 x 0, eliminando os tunisianos. Um lance em especial nesta partida chamou a atenção. Um chute do atacante japonês Ayase Ueda foi defendido pelo goleiro tunisiano e quase ultrapassou a linha da meta, com milímetros impedindo a marcação do gol pelo árbitro, mérito da tecnologia que funciona a partir de um chip inserido na bola. Fosse antigamente, certamente a polêmica estaria feita.
A Espanha se recuperou do empate inesperado na estreia contra Cabo Verde e venceu a Arábia Saudita por 4 x 0, demonstrando sua força e confirmando seu favoritismo. Os anfitriões México e Estados Unidos venceram e confirmaram presença na fase de 32 avos. O México ganhou de 1 x 0 da Coreia do Sul e os EUA venceram a Austrália por 2 x 0. O outro anfitrião, o Canadá, recuperou-se do empate na estreia e ganhou de goleada do Catar, pelo placar de 6 x 0. O artilheiro Jonathan David marcou três vezes. A vitória ficou fácil com duas expulsões de jogadores cataris, Homam Ahmed e Assim Madibo. A nota triste da partida foi a séria lesão sofrida pelo atleta canadense Ismaël Koné, com fratura na perna esquerda, após entrada faltosa, mas não maldosa, de Madibo.
A Suíça goleou a Bósnia e Herzegovina por 4 x 1; o Marrocos venceu a Escócia por 1 x 0; o Paraguai se reabilitou vencendo a Turquia por 1 x 0; a Argélia ganhou por 1 x 0 da Jordânia; a Inglaterra não conseguiu suplantar a vigorosa equipe de Gana, empatando em 0 x 0 em jogo disputadíssimo; e Colômbia e Croácia venceram pelo placar mínimo, respectivamente, Congo e Panamá, confirmando que não mais há jogo fácil nos tempos atuais.
A expectativa para a terceira e última rodada da fase de grupos é de mais partidas eletrizantes, na busca das seleções pela classificação para a fase de mata-matas.
E os astros continuam brilhando. Kylian Mbappé fez dois gols para a França na vitória esmagadora contra o Iraque por 3 x 0. Ele assim se tornou o segundo jogador a marcar mais gols em Copas, agora com 16, ultrapassando Ronaldo e Gerd Müller e igualando-se a Miroslav Klose. O gênio Lionel Messi marcou duas vezes para a Argentina na vitória de 2 x 0 sobre a Áustria e alcançou a marca de maior goleador da História de todas as Copas do Mundo, com 18 gols marcados.
O "cometa" Erling Brut Haaland fez dois gols na suada vitória da Noruega sobre Senegal por 3 x 2. E o gajo Cristiano Ronaldo segue sua sina de artilheiro em busca do milésimo gol, marcando duas vezes contra o Uzbequistão na vitória de Portugal por 5 x 0. Com todos os astros se destacando em campo, criando boas jogadas e marcando gols, cresce ainda mais a expectativa sobre a estreia e desempenho do nosso craque Neymar no torneio.
Findada a segunda rodada, algumas seleções já confirmaram suas presenças na fase seguinte. São elas: México, Estados Unidos, Alemanha, França, Noruega, Colômbia e Argentina. Por minha conta e risco eu acrescento a estes o Brasil, o Marrocos, a Espanha, a Inglaterra e a Holanda. E sete seleções já deram adeus à competição: Haiti, Turquia, Jordânia, Iraque, Panamá, Uzbequistão e Tunísia.
A nossa Seleção Brasileira certamente irá vencer a Escócia hoje, classificando-se na primeira posição do Grupo C, com possibilidade de enfrentar o perigoso Japão na segunda fase. Promessa de muita emoção nos nossos corações. Vamos ganhar o Hexa, Brasil!
Ah, antes de ir embora deste texto, uma explicação sobre o título da postagem. A copa está excelente, com jogos muito bons, craques arrebentando em campo, bastantes emoções e histórias humanas extraordinárias, mas nem tudo é cor-de-rosa e não há como não perceber as sacanagens do governo norte-americano para com os imigrantes e visitantes de países considerados inimigos dos EUA, especialmente o Irã. E mais os preços absurdos, a falta de organização, não da FIFA, mas dos Estados Unidos, e a conversa fiada de muitos profissionais da Cazé TV durante as transmissões, bem como a quantidade enorme de patrocínios das malditas bets a empresas e ex-jogadores, uma farra gigantesca e com consequências terríveis para o povo brasileiro. Temos que elogiar o lado bom da coisa, mas não devemos fechar os olhos para os aspectos amplamente negativos do maior evento esportivo do planeta. Fica o registro.
E temos que estar curtindo adoidado a Copa sim, mas sem esquecer de acompanhar com atenção as investigações da Polícia Federal sobre o gigantesco e sujo escândalo do Banco Máster, observando as provas apresentadas e as figuras criminosas flagradas em causar prejuízo ao país e ao nosso povo brasileiro. Que todos os bandidos envolvidos sejam completamente desmascarados e punidos exemplarmente, sem distinção e anistia!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário