Já escrevi aqui sobre o Tiny Desk Concert, programa criado em 2008 nos Estados Unidos que promove shows intimistas de artistas da música na NPR (National Public Radio), e também sobre o Tiny Desk Brasil, este criado no ano passado. Trata-se de um projeto simples mas que alcançou enorme sucesso no YouTube, com milhões de visualizações das apresentações ao vivo dos músicos. Além dos EUA, México, Japão e Brasil produzem este conteúdo. Na versão norte-americana, já se apresentaram, além das estrelas locais, os artistas brasileiros Seu Jorge, Rodrigo Amarante, Liniker e os Caramelows, Bebel Gilberto, Luedji Luna e o querido Milton Nascimento.
Iniciando a programação deste ano de 2026, dois ícones da música foram os protagonistas que se apresentaram ao vivo, cantando alguns de seus grandes e inesquecíveis sucessos. No programa dos EUA, o convidado foi o icônico cantor e compositor John Fogerty, líder por anos da banda de Rock Creedence Clearwater Revival, vencedor do Grammy e membro do Hall da Fama do Rock & Roll. O veterano roqueiro cantou cinco músicas, três da época do Creedence e mais duas da sua carreira solo. Não faltou o maior sucesso da sua história, a canção "Have You Ever Seen the Rain", que todo mundo conhece. Ele tocou também as músicas "Proud Mary", "Change in the Weather", "A Hundred and Ten in the Shade" e "Long As I Can See the Light".
Acompanharam Fogerty (vocal, violão e piano) na apresentação, os músicos:
Shane Fogerty: violão e vocal de apoio
Tyler Fogerty: violão e vocal de apoio
Jesse Noah Wilson: baixo e vocal de apoio
Doug Lamothe: teclado
Rob Stone: saxofone, percussão e vocal de apoio
Richard Millsap: bateria e vocal de apoio
Na versão brasileira do Tiny Desk, a estrela da estreia foi o cantor e compositor pernambucano de São Bento do Una que estará em turnê este ano ano de 2026 comemorando seus 80 anos de vida e arte, com o show "80 Girassóis", o mágico das misturas sonoras Alceu Valença. O músico fez um show intimista mas bastante animado com algumas das suas mais bonitas, famosas e dançantes composições, ao lado dos integrantes da banda Nando Barreto (baixo), Tovinho (teclado), Zi Ferreira (guitarra e violão), Costinha (sax e flauta), Cássio Cunha (bateria) e Lui Coimbra (violoncelo e violão).
Alceu interpretou com a natural alegria suas canções "Espelho Cristalino", "Girassol", "Como Dois Animais", "Morena Tropicana", "La Belle de Jour" e "Anunciação".
Já se apresentaram até agora no Tiny Disk Brasil os artistas João Gomes, Péricles, Tim Bernardes, Arnaldo Antunes, Céu, Sandra Sá, Metá Metá e Negro Leo, Ney Matogrosso, Tássia Reis, Liniker, e Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro.
A velha afirmação de "quem sabe faz ao vivo" cai muito bem no conceito de criação do Tiny Desk Concerts, onde os artistas têm que se apresentar bem próximo de um público pequeno e sem a parafernália eletrônica e outros recursos utilizados em grandes shows. Ali, diante da plateia atenta, sem subterfúgios, é que se mostra capaz e talentoso o verdadeiro grande artista. E quem é bom realmente não faz feio. Não deixem de assistir a ambas apresentações disponibilizadas logo abaixo.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário