As fitas coloridas estavam espalhadas em algumas ruas da cidade de Montes Claros neste mês de agosto anunciando o retorno dos catopês, marujos e caboclinhos para comemorarem as suas velhas tradições com fé inabalável e muita alegria e cantoria em honra à Nossa Senhora do Rosário, a São Benedito e ao Divino Espírito Santo. É a força da fé e da resiliência do povo brasileiro que segue adiante superando todas as vicissitudes da vida.
Uma das mais bonitas e valorosas expressões da nossa cultura popular, as Festas de Agosto ano após ano encantam a todos nas ruas de Montes Claros, com os levantamentos de mastro e as procissões pulsantes e musicais que reúnem adultos, jovens e crianças na manutenção das tradicionais celebrações aos santos.
Neste ano de 2025, comemorou-se a 184ª edição das Festas de Agosto e também o 45º Festival Folclórico de Montes Claros, promovido pela Prefeitura da cidade. Sem atrações nacionais, os artistas locais tiveram mais espaço neste ano, com shows de Cevisa Harmonia, Bruno & Fabiana com o Pequi Trio, Catrumanos, Carol Boaventura, Faminguê, o senegalês Mamour BA, Calango Baila, Sérgio Pererê, Jukita Queiroz, Edu Lemos e a Banda Quatrocidade subindo ao palco montado na Praça da Matriz. No Palco Arena, apresentações dos grupos folclóricos montes-clarenses Fitas e Saruê.
Foram dias de muita fé, festa e harmonia, com música pulsante em todos os cantos da região central da cidade, alegrando os que amam arte e cultura. Ano que vem, se Deus quiser, tem mais!
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário:
Postar um comentário