Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 4 de julho de 2025

3780 - Entrevista com Beto Guedes

"A UBC-União Brasileira de Compositores é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural. A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 60 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras." Esta é a explicação dada pela UBC para a sua existência e finalidade. A instituição, em parceria com o Sonastério, apresenta a 2ª temporada do podcast "Palavra de Autor", com apresentação de Celso Fonseca, cantor, guitarrista e compositor carioca. Nesta nova fase, o programa segue valorizando a música autoral, já tendo entrevistado Maurício Tizumba, Trio Amaranto, Ronaldo Bastos, Michael Sullivan, Peninha, Bernardo Vilhena, Antônio Cícero, Vinícius Cantuária, Evandro Mesquita, Ana Vilela e agora Beto Guedes, o senhor montes-clarense de 73 anos batizado como Alberto de Castro Guedes.
Beto, com toda sua timidez e simplicidade, conta interessantes momentos da sua história de vida e de música, desde que nasceu em Montes Claros em 13 de agosto de 1951 e se mudou com a família para Belo Horizonte onde iria conhecer e se encantar com o som dos britânicos Beatles e a criatividade musical diferenciada de uma turma que tinha Lô Borges, Mílton Nascimento, e muitos outros mineirinhos iluminados pelo poder da canção. No bate-papo com o apresentador Celso Fonseca, Beto conta um tanto de boas histórias, desde a influência musical herdada do pai Godofredo, a Turma da Esquina e as inspirações para a composição de canções tão belas como "Amor de Índio", "O Sal da Terra", "Sol de Primavera" e "Gabriel".
Beto Guedes é um artista maravilhoso, um manancial de lindas canções que embalaram de forma gratificante minha vida e a vida de um bocado de gente por aí. Beto é um orgulho para nós, brasileiros, mineiros, e, especialmente, montes-clarenses. Vida longa, Beto Guedes!
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: