Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

3536 - Tudo embolado no Brasileirão

Por conta dos vários jogos adiados na competição, em função das grandes enchentes que inundaram o estado do Rio Grande do Sul, o calendário do Brasileirão virou uma bagunça só, dificultando o entendimento da situação atual dos clubes na tabela de classificação. O primeiro turno do campeonato nacional já se encerrou na 19ª rodada, mas a quantidade de partidas de alguns clubes ainda não se completou, o que gera um desequilíbrio na percepção da realidade no posicionamento dos times na tabela. Só completaram as 21 partidas até o momento as equipes do Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Bahia, Vitória, Corinthians e Atlético-GO. Ou seja, das 20 equipes do campeonato, apenas sete estão com seus jogos cumpridos e atualizados. Outras cinco equipes têm uma partida ainda a jogar: Flamengo, Fortaleza, Cruzeiro, Vasco e Fluminense. Mais outras sete equipes têm ainda dois compromissos a cumprir: Athletico, Atlético, Bragantino, Criciúma, Juventude, Grêmio e Cuiabá. E, inacreditavelmente, o Internacional só jogou 16 partidas, com nada menos que cinco partidas ainda por realizar. Com toda essa desordem, fica difícil compreender as chances de classificação e rebaixamento dos times.

Jogos adiados a serem ainda realizados no Brasileirão 2024:
5ª rodada - Cruzeiro x Internacional
5ª rodada - Grêmio x Criciúma
6ª rodada - Internacional x Juventude
6ª rodada - Atlético x Grêmio
16ª rodada - Red Bull Bragantino x Internacional
16ª rodada - Cuiabá x Juventude
17ª rodada - Internacional x Flamengo
17ª rodada - Fluminense x Athletico
19ª rodada - Internacional x Fortaleza
19ª rodada - Vasco x Cuiabá
19ª rodada - Athletico x Atlético
19ª rodada - Criciúma x Bragantino



Dependendo dos resultados, muita coisa pode mudar na tabela de classificação, menos a alteração do lanterna do campeonato, o Atlético-GO, que continua com a pior performance na competição, com apenas 12 pontos ganhos em 21 partidas, com somente 2 vitórias, mais 6 empates e 13 derrotas.
Na busca da liderança e do título, estão Botafogo, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras, seguidos nos calcanhares por Cruzeiro, São Paulo, Bahia e Athletico, até a oitava posição. Na nona posição, o Atlético, que iniciou o campeonato como um dos favoritos ao título, continua sua jornada inconstante na temporada, oscilando muito, perdendo jogos e pontos importantes e dando adeus com bastante antecedência ao sonho da taça. A briga agora é por uma vaga na Copa Libertadores, o que não será nada fácil, em virtude da competitividade feroz na competição.
Quem segue surpreendendo positivamente é o Cruzeiro, que após a saída do Ronaldo da SAF, a chegada do treinador Fernando Seabra e as muitas e boas contratações realizadas pelo milionário Pedrinho Lourenço, o novo proprietário do clube, alcançou um nível elogiável de entrosamento e competitividade que já está dando bons resultados. O time celeste ocupa no momento a quinta posição na tabela de classificação, com 35 pontos ganhos, 11 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, ainda com uma partida a fazer, contra o Internacional, fora de casa. A fase do time da Toca da Raposa é excelente, o que deixa a torcida entusiasmada e confiante em um retorno à disputa da Copa Libertadores em 2025, cenário bem diferente dos anos passados, quando a equipe brigou para não voltar à segunda divisão.
Com as disputas simultâneas do Brasileirão com a Copa Libertadores e a Copa do Brasil, algumas equipes podem perder competitividade, devido ao cansaço, suspensões e lesões, aumentando as chances de muitos outros adversários, o que resulta em um cenário de enorme imprevisibilidade, impedindo os analistas esportivos de fazer qualquer previsão sobre o favorito a levantar a taça de Campeão em dezembro. Vamos aguardar os acontecimentos pois tudo pode acontecer.   
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: