Está chegando a hora! Os Jogos Olímpicos de Paris já emitem os sinais de que está despontando no horizonte, reunindo os melhores do esporte no planeta. E teremos lá, nós, espinosenses, uma representante especial e valorosa. Vá com tudo em busca do sonho, Pathy! Doe-se por inteiro na maior competição esportiva do planeta, quem sabe trazendo para o Brasil, e especialmente para a nossa pequena Espinosa, uma medalha de valor incalculável?
O maravilhoso e gigante espetáculo do esporte mundial vai começar em breve. Do dia 27 de julho até o dia 9 de agosto na capital francesa, a linda Paris, estaremos focados na torcida pela nossa talentosa atleta do Vôlei de Praia, a Ana Patrícia Silva Ramos. Pathy, como carinhosamente a tratamos, já conhece o caminho para o pódio, após a divulgação das duplas adversárias e das datas dos confrontos que irá realizar na quadra armada diante e aos pés da famosa Torre Eiffel. No total, 24 duplas de 17 países diferentes irão disputar o torneio e brigar por medalhas de ouro, prata e bronze. O sistema de disputa será o mesmo das Olimpíadas de Tóquio 2020, com as duplas divididas em grupos de quatro equipes e se enfrentando em turno único. As duas melhores duplas de cada grupo, além das duas melhores terceiras na classificação geral, avançarão diretamente às oitavas de final. As quatro duplas restantes que terminarem nas terceiras colocações vão disputar a repescagem em busca de duas vagas para as oitavas. Daí em diante, a competição continua como eliminatória simples. As equipes eliminadas nas semifinais farão a decisão da medalha de bronze, enquanto as finalistas se enfrentarão na grande decisão pela cobiçada e valorizada medalha de ouro.
As partidas do Vôlei de Praia serão realizadas na Arena construída diante do principal ponto turístico da França, a Torre Eiffel, com dez mil metros quadrados e capacidade para 12 mil pessoas.
Após o sorteio, assim ficaram os grupos do Vôlei de Praia Feminino nas Olimpíadas de Paris 2024:
GRUPO A:
ANA PATRÍCIA/DUDA (Brasil)
Gottardi/Menegatti (Itália)
Liliana/Paula (Espanha)
Marwa/D. Elghobashy (Egito)
ANA PATRÍCIA/DUDA (Brasil)
Gottardi/Menegatti (Itália)
Liliana/Paula (Espanha)
Marwa/D. Elghobashy (Egito)
GRUPO B:
Nuss/Kloth (Estados Unidos)
Xue/X. Y. Xia (China)
Mariafe/Clancy (Austrália)
Bansley/Bukovec (Canadá)
GRUPO C:
Hughes/Cheng (Estados Unidos)
Müller/Tillmann (Alemanha)
Vieira/Chamereau (França)
Hermannova/Stochlova (República Tcheca)
GRUPO D:
Melissa/Brandie (Canadá)
Tina/Anastasija (Letônia)
Esmée/Zoé (Suíça)
Poletti/Michelle (Paraguai)
GRUPO E:
Carol/Bárbara (Brasil)
Stam/Schoon (Holanda)
Paulikiene/Raupelyte (Lituânia)
Akiko/Ishii (Japão)
GRUPO F:
Placette/Richard (França)
Huberli/Brunner (Suíça)
Moreno/Álvarez M. (Espanha)
Ludwig/Lippmann (Alemanha)
A nossa dupla Ana Patrícia Silva Ramos (Pathy) e Eduarda dos Santos Lisboa (Duda) lidera atualmente o ranking mundial da categoria. As garotas espinosense e aracajuense foram campeãs do Mundial de 2022 e vices na edição de 2023, além de conquistarem o bronze nas finais do Circuito Mundial da última temporada. A segunda dupla brasileira, formada por Bárbara Seixas e Carol Solberg, ocupa a 5ª colocação no ranking.
Na história das Olimpíadas, desde que o Vôlei de Praia estreou na competição em 1996 em Atlanta (EUA), os Estados Unidos mantém-se na dianteira das medalhas conquistadas ao lado do Brasil, com sete medalhas cada. Os Estados Unidos ganharam quatro ouros, uma prata e dois bronzes, enquanto o Brasil ganhou um ouro, quatro pratas e dois bronzes. Além desses dois países, Austrália, Alemanha, China e Suíça conquistaram medalhas olímpicas no Vôlei de Praia Feminino.
Estaremos ligados diante da TV ou do computador para assistir aos jogos de Pathy e Duda, nas transmissões que serão disponibilizadas nos canais da TV Globo, SporTV e CazéTV. Anote aí os dias e horários dos jogos:
PROGRAMAÇÃO:
28 DE JULHO - DOMINGO:
6h - Carol/Bárbara (BRA) x Akiko/Ishii (JAP) - Grupo E
11h - Ana Patrícia/Duda (BRA) x Marwa/D. Elghobashy (EGY) - Grupo A
30 DE JULHO - TERÇA-FEIRA:
11h - Carol/Bárbara (BRA) x Paulikiene/Raupelyte (LTU) - Grupo E
16h - Ana Patrícia/Duda (BRA) x Liliana/Paula (ESP) - Grupo A
1º DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA:
15h - Ana Patrícia/Duda (BRA) x Gottardi/Menegatti (ITA) - Grupo A
2 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA:
12h - Carol/Bárbara (BRA) x Stam/Schoon (NED) - Grupo E
4 DE AGOSTO - DOMINGO:
Oitavas de final (horários a definir)
5 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA:
Oitavas de final (horários a definir)
6 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA:
Quartas de final (horários a definir)
7 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA:
Quartas de final (horários a definir)
8 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA:
Semifinais (horários a definir)
9 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA:
16h - Disputa da medalha de bronze
17h30 - Disputa da medalha de ouro
Lista completa das modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024:
Atletismo
Badminton
Basquete
Basquete 3×3
Boxe
Breaking
Canoagem de Velocidade
Canoagem Slalom
Ciclismo BMX Freestyle
Ciclismo BMX Racing
Ciclismo de Estrada
Ciclismo de Pista
Ciclismo Mountain Bike
Escalada
Esgrima
Futebol
Ginástica Artística
Ginástica de Trampolim
Ginástica Rítmica
Golfe
Handebol
Hipismo
Hóquei Sobre Grama
Judô
Levantamento de Peso
Luta
Maratona Aquática
Nado Artístico
Natação
Pentatlo Moderno
Polo Aquático
Remo
Rugby Sevens
Saltos Ornamentais
Skate
Surfe
Taekwondo
Tênis
Tênis de Mesa
Tiro Com Arco
Tiro Esportivo
Triatlo
Vela
Vôlei
Vôlei de Praia
As Olimpíadas de Paris se iniciarão oficialmente em 26 de julho, sexta-feira, às 14h30, no horário de Brasília, com a cerimônia de abertura devendo durar 3h30, com encerramento previsto para as18h. Mas antes desta inauguração, algumas modalidades já começarão suas disputas, casos do futebol, rugby, handebol e tiro com arco. O evento contará com a participação de 10.500 atletas.
A cerimônia de abertura será inédita, desta vez apresentada em um percurso de 6km no Rio Sena, com o desfile das delegações dos 140 países participantes, saindo da Pont d’Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes, até a Pont d’Iena, passando diante das ilhas Île Saint Louis e a Île de la Cité e mais pontos importantes da capital francesa como La Concorde, Esplanada Invalides, Museu d’Orsay, Grand Palais e a Catedral de Notre Dame.
Neste domingo, dia 21 de julho, Pathy e Duda desembarcaram em Paris ansiosas para a estreia nos Jogos Olímpicos. Elas farão a reta final da preparação nas excelentes instalações do centro de treinamentos da Confederação Brasileira de Vôlei em La Moselle, no interior da França.
Esperamos estar todos juntos e irmanados no dia 9 de agosto enviando as mais positivas vibrações para as nossas Pathy e Duda vencerem na quadra e colocarem no peito uma medalha olímpica! Que assim seja! Boa sorte e sucesso, garotas!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário