Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de março de 2024

3411 - Espinosa em festa no seu Centenário

Comemorando os seus 100 anos de emancipação política no dia 9 de março de 2024, a cidade Norte-Mineira de Espinosa esteve em ebulição neste último final de semana, com vários eventos comemorativos da especial data acontecendo. Foram realizadas sessões de homenagens com distribuição de placas e medalhas a personalidades do município, bem como ocorreram shows musicais, exposição de fatos da nossa história centenária, competições esportivas e bovinos disponibilizados à população, assados no tradicional estilo Boi no Rolete.




Nas dependências do antigo Fórum Doutor José Cangussu, na Avenida que também homenageia este que é um dos nossos mais ilustres personagens, foi montada uma ampla, diversa e maravilhosa exposição cultural denominada "Nossa História, Novas Vivências" sobre a nossa centenária história, com divisão da divulgação de aspectos relevantes da nossa cidade a cargo das escolas participantes. O resultado foi brilhante e louvável, com a confirmação da competência singular dos nossos mestres e estudantes. Com alguns professores ali presentes, capacitados, gentis e extremamente interessados em difundir seus vastos conhecimentos, tive acesso a informações de grande valor da nossa história que eu desconhecia completamente. Deixo aqui os meus parabéns a todos por tão expressivo e valoroso trabalho, que deveria ser mantido para sempre à disposição da comunidade. 




Tive a oportunidade de acompanhar boa parte da sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 7 de março, na AABB, que prestou homenagens a dezenas de personalidades que ajudaram a construir a história centenária da nossa Espinosa. Fiquei imensamente feliz em  ver pessoas tão queridas sendo reconhecidas pelas suas contribuições fundamentais na construção do nosso município e da nossa comunidade, atuando nos mais diversos campos do conhecimento e labor. Entre tantas figuras de suma relevância na nossa trajetória secular, destaco e louvo as homenagens ao meu irmão José de Freitas Tolentino, aos meus amigos João Carlos Amarante Castro, Francisco Gomes da Rocha (Xará), Francisco Alves Martins (Chico da Santana), Manoel Alexandre Pereira, Clemente Francisco de Oliveira e Walter Fernandes Cangussu, às minhas queridas mestras Nair Antunes Meira, Maria das Dores Barbosa Fernandes (Dozinha) e Elza Barbosa, às queridas senhoras Noeme Gonçalves Dias, Ana Nogueira Neves, Tia Cleide Alves de Freitas, Tia Azeli Cruz Tolentino, Maria José Antunes Lima, Joana Rosa de Jesus (Joaninha), Corina Salviola, Maria Aparecida Coelho Prates e Maria Geralda Tolentino Vieira, a minha Tia Lia, e à minha sogra Joana Maria de Souza, a Dona Nininha, estendendo meu carinho e consideração a todos os demais merecidamente homenageados.



  
Gostaria de ter estado em todos os eventos promovidos pela administração municipal para comemorar os 100 anos da nossa emancipação política, mas infelizmente a falta de tempo e a necessidade de descanso me impediram de presenciar alguns momentos importantes como, por exemplo, a alvorada festiva, a inauguração do Marco do Centenário e a Missa de Ação de Graças celebrada pelo nosso querido e respeitado Monsenhor Tolentino na Igreja Matriz de São Sebastião às 9 horas da manhã do sábado, 9 de março. Faltou energia para acordar cedo após ficar até às 5 horas da madrugada na festa dos Espinosenses Ausentes e Presentes no Centenário, realizada na Fábrica de Iogurte. Também por este motivo, não pude acompanhar a sessão de homenagens aos espinosenses que foram agraciados com a Medalha Maria Neuza e a entrega do Selo Comemorativo do Centenário, eventos realizados no sábado de manhã nas dependências da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil.
Três personalidades de merecimento inconteste foram agraciadas com a Medalha Maria Neuza: o escritor Daniel Antunes Júnior, a Ministra do Supremo Tribunal Federal Cármem Lúcia Antunes Rocha e a atleta Campeã Mundial de Vôlei de Praia Ana Patrícia Silva Ramos. Outras personalidades receberam o título de Cidadão Honorário de Espinosa: Deputado Estadual Luiz Tadeu Martins Leite, Deputado Estadual Oscar Lisandro Teixeira, Deputado Estadual Ricardo Augusto da Costa Campos, Marcelo Guilherme de Aro Ferreira, Virgílio Guimarães de Paula e Bardesanio Rocha Giovanini. Neste mesmo evento e no anterior, vários cidadãos ilustres receberam placas comemorativas e algumas outras personalidades receberam o título de Cidadão Benemérito pelos excelentes serviços prestados ao município de Espinosa: Herivélton Ruas Santana, João Lucas Teixeira Bebé, Freddie Leonard Pereira Cardoso, Oscar Lisandro Teixeira, Marcelo Guilherme de Aro Ferreira, Deputado Estadual Leonídio Bouças, Deputado Federal Igor Timo, Deputada Estadual Marilene Alves de Souza (Leninha), Zildete Ferreira de Souza (Detinha), Lidiane Ribeiro Marinho, Eros Braga Biscotto, Maria das Graças Gonçalves Dias, Flávio Márcio Lopes Pinheiro, Vereador Aldino Barbosa Dantas, Augusto Coelho Xavier, Vereador Ananias Cardoso Fagundes, Prefeito de Jaíba Reginaldo Silva, Alessandre Custódio Jorge, Vereador Gilberto Rocha Rodrigues, Alexsander Oliveira de Souza e o Projeto Viagem Kombinada de Sandra Doyama (San) e Cristiano Cazarotto (Cris). Minhas congratulações a todas estas personalidades que deram sua especial colaboração para a evolução da nossa cidade.    



  
Mas voltei para casa em Montes Claros com o coração repleto de contentamento, gratidão e orgulho de poder ter estado presente em momento tão importante e significativo da história da minha amada terra natal. Ser recepcionado com tamanha consideração e carinho pelos amigos fiéis e leais, e até por desconhecidos, deixou-me bastante contente. E o reencontro com amigos queridos sempre é motivo de um prazer imensurável. Valeu cada instante, minha Espinosa querida! Que venham tempos ainda melhores que os atuais para a nossa amada, calorosa e hospitaleira terrinha!  
Um grande e centenário abraço espinosense.

  

Nenhum comentário: