Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de agosto de 2014

1036 - Aos meus queridos mestres, o meu eterno carinho...

Já há algum tempo, tinha a vontade de homenagear aqui neste espaço os nossos valorosos professores, em particular os meus mestres queridos. A comemoração do dia do professor será em 15 de outubro, mas como eu não ligo muito para este negócio de datas, vou homenageá-los ainda hoje, mesmo porque esses seres tão especiais em nossas vidas merecem ser exaltados a todo momento.
Professor é aquele profissional cheio de sonhos, de ideais edificantes, de dedicação absoluta, de determinação inabalável, de confiança exacerbada no futuro que será construído através dos seus ensinamentos aos jovens alunos. É o instrumento do amor, do carinho, da paciência, da exigência, do despertar da consciência, do direcionamento moral e profissional na vida do estudante, não importando se trabalhe com letras, palavras, números, gráficos, textos, mapas, fórmulas ou histórias.
É um abnegado na execução da sua divina missão de ensinar, na construção de mentes sadias, de carreiras bem sucedidas, de cidadãos justos e honestos, de homens e mulheres virtuosos.
É uma pena que profissionais tão importantes e necessários na construção de uma sociedade primorosa sejam tão mal remunerados, tão pouco respeitados, tão relegados a uma posição de inferioridade nos nossos tempos atuais. Uma injustiça inconcebível!
A charge publicada abaixo mostra de maneira bastante clara a triste realidade de parte da educação brasileira atual, em que os alunos, antes tratados com rigor e firmeza e sem muita liberdade de expressão das suas ideias, desfrutam hoje de um poder demasiadamente exagerado que desagua, infelizmente, em abandono do estudo e em atitudes desrespeitosas em relação aos professores e, consequentemente, de toda a sociedade. Isso quando alguns jovens não se tornam protagonistas de condenáveis atos de agressões verbais e até físicas, de extrema violência, contra os mestres.
   

Lembro-me com bastante saudade dos meus professores, desde o Grupo Escolar Dom Lúcio, que funcionava em um velho casarão da Praça Coronel Joaquim Tolentino, onde se encontra hoje o Centro Social Araci Antunes Sepúlveda, que por sinal homenageia uma das minhas professoras (de Religião).


Desde os primeiros anos de escola, ainda no grupo escolar (atualmente ensino fundamental), tive a felicidade de contar com a capacidade profissional, com o divino dom de ensinar, com o especial carinho das minhas mestras Dona Dozinha Barbosa, Dona Elza Barbosa e Dona Nair Meira, que foram de substancial importância na minha formação. Mais tarde, eu viria desfrutar das fundamentais lições de tantos outros mestres especiais, dentre eles Lauro Mendes (Português), Durvalino Nunes (Matemática) e Dona Araci Sepúlveda (Religião). E tantos outros tão especiais quanto.
A todos os mestres que ajudaram a moldar a minha personalidade e enriquecer a minha formação educacional e social, os meus eternos respeito e agradecimentos. Sinto não poder aqui relacionar todos aqueles competentes profissionais da educação que tiveram participação decisiva na minha história escolar e na minha vida, mesmo porque a minha memória já não me responde tão satisfatoriamente, mas sintam-se plenamente e eternamente homenageados. Trarei vocês sempre no meu coração.
Um grande abraço espinosense.




    

2 comentários:

Milton disse...

Uma linda e merecida homenagem aos nossos queridos professores!
Como tivemos tão cultos, bons e dedicados professores!

hrei2005 disse...

Quero agradescer esse parceiro, que pude com o texto escrito fazer memória desses grandes personagens, pois todos os professores e professoras mencionadas também foram meus professores. Somando a esses me lembro de Dona Yolanda, Dona Marilia.
Grande abraços e saudades