Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de agosto de 2014

1035 - Quem conseguirá parar o Cruzeiro?

Nem chegamos ainda ao encerramento do primeiro turno (faltam 4 rodadas), mas tudo indica que o título de Campeão Brasileiro já tem dono assegurado, o Cruzeiro de Belo Horizonte. Estamos às vésperas da 16ª rodada, que se inicia nesta quarta-feira, e o Cruzeiro, líder da competição com 33 pontos conquistados em 15 jogos, mostra um desempenho extremamente satisfatório, resultado de uma equipe bem montada e com um elenco de jogadores de excelente nível técnico e físico, mesclando experiência e juventude na dose certa. Mérito da diretoria liderada pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares, que contratou bons jogadores, formou um grupo coeso e qualificado e apostou, de maneira correta, na contratação e na manutenção por longo período do técnico Marcelo Oliveira. Os bons resultados obtidos atestam o acerto do conjunto dessas decisões.
É claro que muita coisa ainda pode acontecer no campeonato, e como todos sabemos, o futebol é o mais imprevisível dos esportes. Entretanto, a lógica sinaliza que nenhum dos adversários do time celeste tem cacife suficiente para barrar o seu caminho ao título de campeão. Os mais prováveis rivais em dificultar essa caminhada são o Internacional, o Corinthians, o Fluminense e o São Paulo. Mesmo com bons elencos disponíveis, essas equipes não possuem a mesma força que possui atualmente o Cruzeiro, que conta com pelo menos dois bons jogadores para cada posição. Entra um, sai outro, e a qualidade se mantém inalterada. O que se percebe claramente é que o time mineiro tem um esquema de jogo bem concatenado, com jogadas bem tramadas em velocidade e a presença de um goleiro excelente, uma defesa segura, um meio campo habilidoso e bons finalizadores no ataque. Aliado a tudo isso, um banco de reservas de alto nível. Arrisco-me a já cravar, sem medo de errar, que o Cruzeiro será o Campeão Brasileiro de 2014, vencendo a mais importante competição do futebol brasileiro pela segunda vez consecutiva.
Desde que o Campeonato Brasileiro adotou o sistema de pontos corridos no ano de 2003, o Cruzeiro tem se destacado, com dois títulos conquistados, chegando em segundo uma vez e em outras três edições conseguindo a hoje valorizada vaga para a Libertadores.


E mais uma boa notícia para a torcida cruzeirense. Após o sorteio da fase de oitavas de finais da Copa do Brasil realizado ontem, o Cruzeiro mais uma vez foi brindado com a sorte, uma sorte surpreendente. Vai enfrentar o mais fraco integrante desta fase, o humilde Santa Rita de Alagoas, que promete ser a vítima de uma goleada histórica no torneio eliminatório nacional. Lembrando que a maior goleada da história da Copa do Brasil tem como protagonista o Atlético, que em 28-02-1991, massacrou o Caiçara (PI) pelo placar de 11 x 0, em Belo Horizonte.
Com um time mais qualificado e um caminho muito mais fácil na disputa de mata-mata, o Cruzeiro tem tudo para repetir o ano de 2013, quando venceu o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil e conquistou a Tríplice Coroa. Nós, atleticanos, precisamos desde já nos preparar para suportar as brincadeiras e a zoeira dos nossos amigos cruzeirenses.
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: