A descoberta dessa dupla maravilhosa de cantores americanos aconteceu ainda jovem, em casa, em um disco "compacto" que tinha a música "The Boxer", um clássico que eu simplesmente adoro. Foi amor à primeira vista. Tempos depois, comprei o álbum duplo deles, o memorável concerto no Central Park, em Nova Iorque, gravado em 19 de setembro de 1981 e lançado em 16 de fevereiro de 1982 pela Warner Bros Records. Aí, de tanto tocar nas festinhas da Rua da Resina, o disco estragou, ficando todo arranhado. Sem problema, comprei outro LP. Depois o CD e depois o DVD (tenho dois). É um dos meus maiores tesouros musicais.
O reencontro dos dois artistas se deu diante de mais de 500 mil pessoas, em um show beneficente e inesquecível no coração verde de Nova Iorque, o maravilhoso Central Park. A ideia do show com a dupla partiu do comissário Gordon Davis, responsável pelas áreas verdes da cidade, que contactou Ron Delsener, um renomado promotor de eventos, para promover o espetáculo e angariar fundos para a reforma do Central Park, naquela época bastante deteriorado. O show foi um sucesso estrondoso, com a presença maciça da população novaiorquina, que lotou o parque.
A dupla Simon e Garfunkel contou com a participação da banda composta por David
Brown (guitarra), Pete Carr (guitarra), Anthony Jackson (baixo), Rob Mounsey (sintetizador), John Eckert (trompete), John
Gatchell (trompete), Dave Tofani (saxofone), Gerry Niewood (saxofone), Grady Tate (bateria, percussão), Steve Gadd (bateria, percussão) e Richard Tee (teclado, piano).
A primeira música a ser tocada foi Mrs. Robinson, que foi tema do filme "The Graduate", de 1967 ("A Primeira Noite de um Homem", aqui no Brasil), com Dustin Hoffman e Anne Bancroft. Depois de tocar grandes sucessos e finalmente a clássica "The Boxer", Paul e Art deixaram o palco. Retornaram para o tradicional bis e tocaram "Old Friends", "The 59th Street Bridge Song (Feelin' Groovy)" e "The Sound of Silence". Depois de apresentar os músicos, fecharam a apresentação com uma reprise de "Late in the Evening". Confira a lista completa das músicas tocadas:
O concerto de Simon and Garfunkel no Central Park arrecadou cerca de 51.000 dólares. Outros shows beneficentes de outros músicos aconteceram e ajudaram na restauração do parque. Com mais doações do público em geral e com a ajuda de benfeitores ricos, o parque foi totalmente restaurado na década de 1980 e ganhou reconhecimento como uma grande atração turística da cidade de Nova Iorque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário