Com a explosão da venda de carros no Brasil, influenciada pelo bom momento econômico do país nos últimos anos, as ruas das nossas grandes cidades caminham para um verdadeiro caos no trânsito. Além de engarrafamentos monstruosos nas metrópoles, com o trânsito fluindo em velocidade ínfima, a dificuldade para encontrar locais de estacionamento cresce assustadoramente. É neste cenário desolador que algumas indústrias automobilísticas passaram a criar modelos de pequeno porte para tentar minorar esse problema crucial da vida moderna.
Um desses modernos e compactos automóveis é o Fortwo (Para Dois, em inglês), modelo de micro porte da Smart, uma empresa da Mercedes Benz. Foi lançado a 3 de Outubro de 1998 com o nome Smart City Coupé e mede apenas 2,69 m de comprimento, 1,54 m de altura e 1,87 m de entre-eixos. Apesar do seu tamanho diminuto, o carro possui design inovador, tecnologia de ponta e muita segurança. Sua carroceria conta com componentes de aço extremamente fortes alocados em pontos estratégicos, funcionando como uma cápsula protetora para os dois passageiros.
O Smart Fortwo é o automóvel perfeito para quem tem boa condição financeira e mora nas grandes cidades, pela sua originalidade, pela economia de combustível e pela facilidade para estacionar. Um dos seus pequenos problemas é a dureza da suspensão, bastante sentida nas imperfeições das ruas e estradas brasileiras, mas nada que comprometa o conjunto do carro. O preço alto também é outro dificultador, mas para quem tem grana à vontade, isso é o de menos. Portanto, se você quer beleza, modernidade, tecnologia e sofisticação, leve um desses para casa, ou para as ruas. Se eu tivesse dinheiro suficiente, fatalmente compraria um. Quem sabe um dia não ganho na loteria?
Um grande abraço espinosense.
Ficha TécnicaMotor: versão mhd – A gasolina, traseiro, transversal, 999 cm³, três cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico. Versão turbo – A gasolina, traseiro, transversal, 999 cm³, três cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira.
Potência máxima: versão mhd – 71 cv a 5.800 rpm. Versão Turbo – 84 cv a 5.250 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: mhd – 13,7 s. Turbo – 10,9 segundos.
Velocidade máxima: 145 km/h.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por barra de torção, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 175/55 R15 na frente e 195/50 R15 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Monovolume em monobloco, com duas portas e dois lugares. Oferece airbags frontais e laterais de série.
Peso: mhd – 750 kg. turbo – 800 kg.
Capacidade do porta-malas: 220 litros.
Tanque de combustível: 33 litros.
Preços:
Smart Fortwo Coupé mhd: R$ 52.540
Smart Fortwo Turbo Coupé: R$ 68.440
Smart Fortwo Turbo Cabrio: R$ 72.550
Smart Fortwo Turbo Cabrio Tritop: R$ 72.900
Nenhum comentário:
Postar um comentário