Amanhã, sábado, 19 de maio, começa mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol, com 20 clubes participantes em sistema de pontos corridos e com a queda dos quatro últimos colocados para a segunda divisão. Os jogos iniciais acontecerão neste sábado, às 18h30, entre Palmeiras x Portuguesa no Pacaembu e Sport x Flamengo na Ilha do Retiro. Ainda no sábado jogarão Figueirense x Náutico no Orlando Scarpelli, às 21h. Para domingo estão previstas mais sete partidas: às 16h jogarão Botafogo x São Paulo no Engenhão, Corínthians x Fluminense no Pacaembu e Internacional x Coritiba no Beira-Rio. No horário das 18h30 jogarão Vasco x Grêmio em São Januário e Bahia x Santos em Pituaçu. Os times mineiros começam a sua trajetória na competição no domingo: enquanto o Galo enfrenta a Ponte Preta no Moisés Lucarelli às 16h, o Cruzeiro recebe o Atlético-GO às 18h30 no Parque do Sabiá.
Como sempre acontece, o início da competição provoca inúmeras previsões sobre quem será o campeão ou quais os times que serão rebaixados para a segundona. Sendo assim, também darei os meus pitacos. O Santos, indubitavelmente, é o mais capacitado para se tornar campeão brasileiro neste ano, mas será bastante prejudicado pela disputa da Copa Libertadores e pela cessão de jogadores importantíssimos do seu elenco para a disputa das Olimpíadas de Londres pela Seleção Brasileira. Assim, Corínthians e Fluminense assumem a condição de maiores favoritos ao título. Internacional, Vasco e São Paulo ficam logo atrás, lutando por vaga na Libertadores. No setor intermediário, figuram várias grandes equipes que, no momento, tem um time de qualidade mediana e devem se contentar em conseguir vaga na Sul-Americana. São eles: Atlético-MG, Botafogo, Coritiba, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro. Os times restantes, como Atlético-GO, Bahia, Figueirense, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa e Sport, deverão brigar para permanecer na primeira divisão.
Outra aposta sempre feita é: quem será o artilheiro da competição? Saem na frente com maiores chances, claro, Neymar, o melhor jogador do Brasil e um dos melhores do mundo. Luís Fabiano, do São Paulo; André, do Galo; Loco Abreu, do Botafogo; Fred, do Fluminense; Vágner Love, do Flamengo; Marcelo Moreno, do Grêmio e Leandro Damião, do Internacional são aqueles que tem grandes chances de alcançar a artilharia maior do campeonato. Mas surpresas podem acontecer e alguém fora dessa lista pode se destacar e desandar a marcar gols.
Outra atração do Campeonato Brasileiro deste ano é a continuação da disputa dos clássicos na última rodada, fato que trouxe enorme dissabor à torcida atleticana no ano passado, ao perder vexatoriamente de 6 x 1 para o eterno rival Cruzeiro, perdendo a chance de empurrar o adversário para a segunda divisão. Este ano a última rodada da competição, a 38ª, acontecerá no dia 2 de dezembro e trará jogos sempre no mesmo horário das 16 horas. Se enfrentarão neste dia fatídico Flamengo x Botafogo, Fluminense x Vasco, Santos x Palmeiras, São Paulo x Corínthians, Grêmio x Internacional, Portuguesa x Ponte Preta, Coritiba x Figueirense, Náutico x Sport, Atlético-GO x Bahia e o nosso clássico maior, Atlético x Cruzeiro.
As equipes mineiras enfrentam graves problemas para a disputa deste ano. O Cruzeiro, depois de ficar de fora da decisão do Campeonato Mineiro e ser eliminado da Copa do Brasil, contratou Celso Roth para ser o seu novo treinador, mas o time precisa de reforços, principalmente para as laterais e o ataque. O Atlético, precocemente eliminado da Copa do Brasil e mesmo depois de ganhar o título estadual, inicia o campeonato com vários problemas de contusão e terá enormes dificuldades se não contratar pelo menos uns cinco bons jogadores, com maior carência de um armador, de um goleiro e volantes. Então, vamos torcer muito para que os times de Minas não nos decepcionem mais uma vez e que consigam apresentar um futebol competitivo, de boa qualidade e que não fiquem brigando para não cair como aconteceu no último campeonato. Boa sorte ao Atlético e ao Cruzeiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário