Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 4 de março de 2012

358 - Guilherme Arantes, o astro das belas melodias

Guilherme Arantes, nascido na metrópole de São Paulo em 28 de julho de 1953, desde pequeno já mostrava a sua condição de garoto-prodígio: aos quatro anos começou a tocar bandolim e cavaquinho; aos sete passou a se dedicar ao piano; aos 15 já era músico profissional e aos 17 anos ganhava a vida tocando em bailes. Aos 19 anos foi tocar com o irreverente Jorge Mautner e aos 21, influenciado pelo rock progressivo inglês, participou do grupo "Moto Perpétuo" como tecladista e vocalista.
A música que lhe abriria as portas do sucesso e da fama veio em 1976 como tema de uma novela da Rede Globo, "Anjo Mau". "Meu mundo e nada mais" foi a primeira de mais de 20 outras canções que foram temas de novelas, entre elas "Cuide-se bem", "Deixa chover", "Um dia um adeus", "Raça de heróis" etc. A gravação, pela inesquecível Elis Regina, da música "Aprendendo a jogar", deu-lhe mais visibilidade ainda.
Outro momento de grande importância em sua carreira aconteceu com a polêmica decisão dos jurados na final do II Festival MPB Shell de 1981, quando a música "Purpurina", cantada por Lucinha Lins acabou ganhando o primeiro lugar em detrimento da sua belíssima composição "Planeta Água", que fora aclamada entusiasticamente pelo público.
Depois viriam mais músicas de sucesso como "Pedacinhos", "Amanhã", "Cheia de charme", "Coisas do Brasil", "Fã n° 1" e tantas outras. Mais um grande sucesso seu seria a canção "Lindo balão azul" que foi tema do especial infantil da Rede Globo em 1982, "Pirlimpimpim".
Guilherme Arantes hoje reside na Grande Salvador, mais especificamente em Jacuípe, onde  mantém um projeto social chamado Instituto Planeta Água, que cuida da conservação dos manguezais, do plantio e replantio de mudas, de atividades de artesanato e educação ambiental de jovens e senhoras. Também mantém lá a Pousada Estúdio Planeta Água e Produtora Coaxo de Sapo, que recebe músicos e que oferece estrutura, equipamentos e instrumentos para produção musical em nível profissional.



Eu sou fã incondicional de Guilherme Arantes e muitas músicas suas se tornaram trilha sonora de ótimos momentos vividos em minha juventude. É uma pena que grandes artistas como ele não tenham as suas músicas divulgadas nas rádios e nas televisões do país, ficando à margem da mídia. Já são mais de 35 anos de uma bem sucedida carreira artística, com dezenas de belas composições presentes até hoje na nossa memória. 
Ouvi o mais recente trabalho produzido em seu estúdio ("A Cara e o Coração" - 2011) em que músicos e bandas baianas fazem releituras de músicas suas pouco conhecidas do grande público, lançadas nos álbuns "A Cara e a Coragem" de 1978 e "Coração Paulista" de 1980. Muito bom o resultado, com uma pegada bem rock´n´roll. Escutem esse novo trabalho aqui neste link.

Álbuns de estúdio lançados:
Guilherme Arantes (1976)
Ronda Noturna (1977)
A Cara e a Coragem (1978)
Guilherme Arantes (1979)
Coração Paulista (1980)
Guilherme Arantes (1982)
Ligação (1983)
Despertar (1985)
Calor (1986)
Guilherme Arantes (1987)
Romances Modernos (1989)
Pão (1990)
Crescente (1992)
Castelos (1993)
Clássicos (1994)
Outras Cores (1996)
Guilherme Arantes (1999)
New Classical Piano Solos (2000)
Aprendiz (2003)
Lótus (2007)

Álbuns ao vivo:
Maioridade (1997)
Guilherme Arantes ao Vivo (2000)
Guilherme Arantes ao Vivo (2001) DVD
Intimidade (2007) DVD






Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente a obra do artista é imensa.

vejam mais informações em www.planetaguilhermearantes.com

ou no canal G=guilhermearantes no Youtube
www.youtube.com/guilhermearantes Lá existem mais de 750 vídeos captados e colocados pelo Fã Clube.

Não compre Cd e DVD piratas.