Quem chega em Espinosa sedento de uma cerveja gelada para recobrar o ânimo e se inteirar das novidades, não há outro caminho senão dar uma passadinha no Bar de Zade, localizado ali bem próximo da ponte sobre o Rio São Domingos que dá acesso à cidade, na Praça Antonino Neves.
Já virou motivo de piada a falta de um tira-gosto em seu bar. O máximo que você pode encontrar ali é um pacotinho de pipoca. Mas ninguém se importa, pois o importante é a cerveja estupidamente gelada que ele vende e o ambiente sempre propício a um bom bate-papo com os amigos. E atualmente há a opção de pedir um churrasco com Vicentão, lá no outro lado da praça, uma pizza com Robertão ou apreciar as guloseimas preparadas com esmero e carinho por Tia Lia, ali bem do lado. São várias as opções.
Com seu jeito bem mineiro, calado e desconfiado, Zade é um personagem sui-generis. Sistemático, ele para de vender as cervejas se percebe que elas não estão geladas de acordo com o seu controle de qualidade. Coisa rara em se tratando de botequeiros.
PERFIL:
Nome: Osvaldo Cerqueira da Cruz
Filiação: Joaquim Cerqueira e Dalva Cardosina da Cruz
Local e data de nascimento: Espinosa, aos 26 de novembro de 1946
Estado civil: solteiro
Time do coração: Atlético-MG
O que mais gosta: futebol, música, fazenda, roça
O que mais detesta: ventania, poeira, tempo seco sem chuvas
O melhor de Espinosa: a tranquilidade da cidade
O pior de Espinosa: política, briga, discussão
Se fosse o prefeito da cidade...melhoraria a saúde e a assistência médica na cidade
Estilo musical: sertaneja
Cantor preferido: Tonico e Tinoco
Música preferida: "No Rancho Fundo" de Ary Barroso e Lamartine Babo
A cerveja mais gelada da cidade está aqui, no Bar de Zade |
3 comentários:
Eustáquio, eu fiquei muito feliz em ver o seu blog. Gostei muito das fotos de Espinosa e suas figuras inesquecíveis como o Chico da Santana, Zade, Téo, Aúma e muitos outros. Feliz em saber que mesmo morando fora de Espinosa, você valoriza e nunca esquece desta cidade. Não esqueço daquela final do campeonato de futsal entre as equipes da EMSA X AABB, e vocês foram campeões sobre aquela forte equipe comandada pelo saudoso Carlinhos Pé-de-chumbo. Publique uma matéria sobre aquela final, pois nunca havia visto tanta gente no clube da AABB como naquele dia.
Abraços.
Eustaquio, gostei muito de ver o meu irmão zade e o bar de zade no seu blog. E muito emocionante vê aquilo que meu pai construiu em boas mãos e com a mesma tradição.
Taquinho,
Tem uma frase famosa de nosso amigo Zade proferida no Carnaval, devido ao grande movimento: "BATE A NICA", ou seja, pague primeiro e receba a cerveja.
Abraços...
Postar um comentário