Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

274 - As magníficas Cataratas de Plitvice, na Croácia

Primeiro parque nacional da Croácia, criado em 1949,  o  Plitvice Lakes  National Park conta com 296,85 km² de um esplendor natural de tirar o fôlego dos visitantes, com seus 16 lagos de altitudes diferentes e suas 92 cataratas de rara beleza. Ele é o maior entre os oito parques nacionais do país, com uma superfície de 30.000 hectares, sendo 22.000 deles cobertos de bosque. Variando em altitude de 367m a 1279m acima do nível do mar, o parque foi inscrito no Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979, em reconhecimento da sua "beleza natural e a produção imperturbável de travertino (rocha calcária, mármore) por meio de ação química e biológica". O parque representa um fenômeno de hidrografia, pois abriga uma grande coleção de cachoeiras, galeria de lagos, florestas e uma grande diversidade da vida animal. Pelo menos 126 espécies de aves foram encontradas ali, dos quais 70 são crias do parque. Os lagos são famosos por suas cores distintas, que variam de azul para verde, cinza ou azul. As cores mudam constantemente, dependendo da quantidade de minerais ou de organismos na água e do ângulo da luz solar. Os dezesseis lagos, que são formados por barragens naturais de travertino, são separados em lagos superiores e inferiores. Cerca de oito km de caminhos e trilhas feitas de madeira, para caminhada em volta dos lagos, são acessíveis aos visitantes.
Caminhar é uma atividade comum em programas organizados para os visitantes do parque. Outras atividades possíveis incluem: barco elétrico e passeio de trem, ciclismo, esqui e remo.
O Parque está situado na região central da Croácia, na parte leste da região montanhosa de Lika-Seni. O Parque Nacional é também o lar de 4.000 habitantes e a economia local é baseada no turismo e na agricultura.
Os Lagos Plitvice são reconhecidos como um espantoso monumento natural para o benefício e prazer das pessoas hoje e para as gerações vindouras. Hoje, 60 anos após sua criação, o Plitvice Parque continua a servir de inspiração para os visitantes, se tornando hoje uma das maiores atrações da Croácia. Milhares de pessoas de todo o mundo visitam o parque durante o verão. Elas vem para encontrar paz e relaxamento e experimentar algo diferente, como uma fuga da correria e do estresse da cidade grande.
Fonte: Wikipedia.org











Nenhum comentário: