Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

271 - Brasileirão 2011: Cruzeiro em mais uma semana de extrema tensão e sofrimento...

Bastava vencer o desesperado Ceará e espantar de vez o fantasma do rebaixamento. E isto acontecia até os 37 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Daniel Marques recebeu uma bola longa, lançada pelo meia Thiago Humberto e tocou por cima de Fábio, decretando o empate que deixou as coisas indefinidas até o próximo domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O empate foi uma ducha de água fria no time celeste, já que o outro concorrente, o Atlético-PR, estava sendo derrotado pelo América-MG (que recebeu uma graninha boa do Cruzeiro para vencer), facilitando as coisas. Foi um péssimo resultado, sem dúvida. Mas ainda há bastante possibilidade de permanecer na elite do futebol brasileiro. E agora é tudo ou nada. Para não depender de nenhum outro resultado, o Cruzeiro precisa bater o arquirrival Atlético-MG. Só isso. O problema é que além de não estar apresentando um futebol de qualidade (muito longe disso!), o time não terá disponíveis para este jogo decisivo os seus maiores craques, o goleiro Fábio e o meia Montillo, além do volante Marquinhos Paraná, o que complica ainda mais a situação incômoda que se instalou na Toca da Raposa nas últimas semanas.
Eu acredito que ainda não será desta vez que o Cruzeiro disputará a segunda divisão do futebol brasileiro, mesmo com o pobre futebol que o time anda apresentando nesta fase do campeonato. Tenho quase certeza de que o Galo vai vencer o jogo de domingo, na Arena do Jacaré, mas entendo que o time azul ainda assim se salvará, não pelas suas atuações atuais e sim pela incompetência dos times que brigam com ele pela permanência na primeira divisão, as fracas equipes do Ceará e do Atlético-PR. O "Vozão" tem uma parada indigesta, no Estádio Pituaçu, em Salvador, contra o Bahia, que ainda briga por uma vaga na Sul-americana. O Atlético-PR também tem uma pedreira pela frente, o eterno rival Coritiba, na Arena da Baixada, que ainda luta para conseguir uma vaga na Libertadores da América. Todos os jogos serão disputados no horário das 17 horas, no domingo, dia 4 de dezembro.
A única certeza que tenho, entretanto, é de que este dia 4 de dezembro de 2011, qualquer que seja o desfecho, entrará para a história do Cruzeiro e será inesquecível para toda torcida celeste. Serão os 90 minutos mais longos e angustiantes de toda a história do clube, certamente. Mas se acontecer o pior, a tragédia do rebaixamento, nada de desespero. É a chance de o Cruzeiro se igualar ao grande rival, faturando um título inédito que o Galo já tem.
Pelo lado preto e branco, as coisas estão funcionando perfeitamente bem, apesar disto acontecer tão tardiamente. Além das boas atuações da equipe no returno do campeonato, até a sorte resolveu aparecer para o time alvinegro. Ontem, no jogo em que o Galo bateu por goleada o Botafogo, o meia Elkeson perdeu um gol feito logo no início da partida e o atacante Loco Abreu desperdiçou um pênalti, chutando por cima do gol de Renan Ribeiro. A recuperação do Galo no campeonato mostra a boa qualidade do time e a possibilidade de que, no ano que vem, a equipe possa se firmar e realizar uma temporada mais equilibrada, constante e de sucesso. Para isso, não se pode desmontar o time formado neste ano. Se possível, com a permanência do volante Pierre, jogador de grande importância para o time. Se conseguir ainda a vinda do Tardelli, aí será só alegria. Espero que o presidente Alexandre Kalil consiga segurar os bons jogadores e trazer reforços para as posições carentes do time. É o que a apaixonada massa atleticana espera. Quanto à decisão de domingo, será uma alegria maluca se o Galo ganhar e ainda decretar o rebaixamento do Cruzeiro. Certamente, se isso acontecer, a torcida atleticana fará uma festa pelas ruas das cidades mineiras.
Quanto ao América-MG, realmente uma pena a queda para a segundona. O Coelho terminou o campeonato jogando muito bem, surpreendendo e vencendo grandes times do país. Se o campeonato tivesse mais umas 15 rodadas, seria bem possível que o Atlético e o América, apresentando o mesmo futebol das últimas rodadas, estivessem nas primeiras posições da tabela. Infelizmente, a reação veio tarde demais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudo que você disse. Em número e grau. Com o futebol que estamos jogando e sem nossos dois melhores jogadores, Fábio e Montillo, certamente perderemos. O risco é perder de goleada. Arrisco um placar: 4 X 1 para o Galo. Vou torcer mesmo é pro Bahia e pro Coritiba. Só assim nos salvaremos.

Abraços,
Tolentino

Beto de Horácio disse...

É isso aí, Taquinho. Estamos passando por uma situação difícil. Eu também acho que o Cruzeiro não ganha do Galo, e como o Bahia vai jogar com o time reserva, acho que o Cruzeiro cai.