Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 4 de junho de 2011

141 - Espinosenses pelo mundo: Quinto Alves Tolentino, pai de Dona Risoleta Guimarães Tolentino Neves

Dia desses, recebi um e-mail de um espinosense radicado em Rio Bonito, no interior do Rio de Janeiro, o Deocleciano Nogueira Aguiar, solicitando uma publicação a respeito da esposa do ex-presidente Tancredo Neves, que dá nome ao hospital da cidade de Espinosa, Dona Risoleta Guimarães Tolentino Neves. Há dúvidas quanto ao local de seu nascimento, conforme pude apurar. Alguns defendem a ideia de que ela nasceu em Espinosa. Mas oficialmente o seu nascimento deu-se na cidade de Cláudio-MG, aos 20 de julho de 1917. O que não suscita dúvidas é que o seu pai, Quinto Alves Tolentino é filho de Espinosa.
O berço da família Guimarães Tolentino é a Fazenda da Mata. Quinca Barão (Joaquim da Silva Guimarães) e Mingote (Domingos da Silva Guimarães), dois irmãos, constituem o tronco de uma das mais importantes famílias de Cláudio. Ao Quinca Barão deve o município de Cláudio os seus primeiros grandes benefícios, como luz elétrica, ligação ferroviária, telefônica e início da educação escolar, e a seu irmão, iniciativas no setor da agropecuária.
A família Tolentino uniu-se à família Guimarães, por intermédio de Quinto Alves Tolentino, que lá se casou com dona Maria Guimarães Tolentino (dona Quita), em 8 de dezembro de 1914, tornando-se genro de Mingote.
A princípio, quando aconteceu o casamento, Quinto Alves foi morar com dona Quita na Fazenda da Mata. Ele era natural da Freguesia dos Lençóis do Rio Verde, atual Espinosa, na divisa de Minas e Bahia e representava diversas firmas comerciais do Rio de Janeiro pelo interior de Minas Gerais e outros Estados. Lá se estabeleceu e constituiu família numerosa, na qual se sobressaíram homens públicos como o Dr. Edson Guimarães Tolentino (ministro do Tribunal de Contas da União), Dr. Oswaldo Guimarães Tolentino (ex-deputado estadual), Sr. Múcio Guimarães Tolentino (ex-prefeito de Cláudio), Sr. Quinto Guimarães Tolentino e Domingos Guimarães Tolentino (proprietários rurais).
Com a filha única de Quinto Alves Tolentino —  Risoleta Guimarães Tolentino — casou-se, em 25 de abril de 1938, o Dr. Tancredo de Almeida Neves (04-03-1910 - 21-04-1985), ex-deputado federal, ex-ministro de Estado e ex-presidente da República, de tradicional família de São João del-Rei.
Solar dos Neves em São João del-Rei

Momento histórico: Tancredo Neves entre Dona Risoleta
e o deputado Ulysses Guimarães no Congresso Nacional,
após a vitória no Colégio Eleitoral

Momento de tristeza: o falecimento de Tancredo Neves em 1985

Dona Risoleta e o neto Aécio Neves na Fazenda da Mata
Sete anos depois da união das famílias, Quinto Alves Tolentino construiu um casarão, na antiga rua Rio de Janeiro, de nº 270, hoje Av. Presidente Tancredo Neves, em Cláudio, onde criou a família e morou até o seu falecimento. Ao lado construiu uma casa, onde instalou uma loja de armarinhos e tecidos, utilizando duas grandes portas (onde hoje estão duas janelas próximas), com nome de “A Primavera”, que funcionou durante alguns anos. O casarão, onde foi criada grande parte da família Tolentino, inaugurado em 1923, foi destruído por um incêndio em 1964, e hoje é ocupado como adega da Cachaça Mingote.
Dona Quita, que se enviuvou cedo, contou com seus pais para criar a grande família, na Fazenda da Mata, que ela considerava ‘um céu aqui na Terra’. A sede é de rara beleza arquitetônica, tendo a valorizá-la os interiores com móveis antigos e numerosas obras de arte — pintura e escultura — tudo obedecendo ao bom gosto e à sensibilidade de Dona Risoleta.
Dona Risoleta faleceu em um domingo, 21 de setembro de 2002, no Hospital Copa D´Or, no Rio de Janeiro, aos 86 anos de idade, vítima de complicações decorrentes de diverticulite, coincidentemente a mesma doença que havia vitimado seu marido Tancredo Neves. Teve três filhos: Inês Maria Tolentino Neves (1939), mãe do senador Aécio Neves, Maria do Carmo Tolentino Neves (1941) e Tancredo Augusto Tolentino Neves (1943). O seu corpo está enterrado no Cemitério da Igreja de São Francisco de Assis em São João del-Rei.
Fontes: mingote.com.br e Wikipedia.

67 comentários:

Kleber Alves Martins disse...

Prezado Eustáquio, gostaria de lhe perguntar !!! Você por acaso sabe qual o pais de origem da família Tolentino e o ano de vinda ao Brasil??? Também sou natural do município de Espinosa - MG. Desde já meu muito obrigado e grande abraço. Ass: Kleber.

Eustáquio Tolentino disse...

Caro Kléber, primeiramente um prazer tê-lo aqui no nosso blog. Em segundo lugar, sei pouco da nossa história. Tentei pesquisar alguma coisa na Internet, mas o máximo que consegui descobrir foi que a família Tolentino tem origem italiana. Muito pouco para elucidar de onde viemos.
Um grande abraço espinosense então.

Eustáquio Tolentino

Catharine Caldeira disse...

Olá Eustáquio tudo bem? Moro em BH mas sou natural de Machacalis-MG. A minha avó e a minha tia-avó são da família Tolentino, apesar de elas terem morado muito tempo em Machacalis, os meus bisavós eram de Espinosa, sendo que a minha tia avó nasceu em Espinosa em 1919 e me contou que conviveu durante a sua infância com a Dona Risoleta e afirma que são primas, por as duas serem Tolentino. Gostaria de saber se havia apenas uma família Tolentino em Espinosa, se Dona Risoleta morou por algum tempo em Espinosa e se você acha que há realmente a possibilidade delas serem parentes. Abraços

Kleber Alves Martins disse...

Obrigado caro compatriota pela dedicação em busca de nossas origens, sou-lhe muito grato pela dedicação e empenho. Tendo novidades compartilhe comigo e pois será recíproca a minha intenção. Mais uma vez obrigado e grande abraço.

Unknown disse...

Sou do Rio Grande do Sul.Será que todos os Tolentinos vieram desta familia?

Eustáquio Tolentino disse...

Caro Marcelo, pelo que consegui descobri, a família Tolentino é originária da Itália. Com a chegada de alguns de seus imigrantes aqui no Brasil, a família se esparramou pelo país inteiro, com muitos de seus integrantes residindo em Espinosa. Um abraço.

Eustáquio Tolentino disse...

Catharine, desculpe-me encontrar seu comentário só hoje. A família Tolentino de Espinosa é mesmo só uma e há realmente a possibilidade de sua avó ser prima da Risoleta. Um grande abraço e perdoe-me pela minha falha.

Unknown disse...

Ola meu caro, ja ouviu o nome jose de oliveira tolentino ele tinha uma terrinha em espinosa,
estou tentando montar um a arvore genealogica se puder me ajudar vale. abços

Unknown disse...

Olá Boa Tarde...
Começei a pesquisar a genealogia da minha família e descobri que meu bisavô se chamava José Francisco de Oliveira, NATURAL DE ESPINOSA - MG, Filho de João Francisco de Oliveira e Amelia Nogueira TOLENTINO...

Sabe alguma coisa sobre minha bisavó? AMELIA NOGUEIRA TOLENTINO??
Abraço.

Eustáquio Tolentino disse...

Caro Heber, infelizmente não poderei ajudá-lo quanto à sua dúvida. Tenho pouca informação sobre as raízes da nossa família Tolentino.

Um grande abraço.

Eustáquio Tolentino

Unknown disse...

Bom dia.
Estaquio Tolentino.

Venho me apresentar sou Wanderson Tolentino de Goiânia mais avós José Tolentino nasceu em Patos de Minas.

Pretendo requerer a cidadania Italiana mas preciso encontrar a origem de chegada de família no Brasil.

Grato.
Watswanderson@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde

Caro Eustáquio procuro a origem da chegada de nossa família no Brasil.
Sou grato em conhecer seu blog

Se puder ajudar procuro a origem dos primeiros Tolentinos e registros no País.

Att

Eustáquio Tolentino disse...

Caro Wanderson, prazer em conhecê-lo, mesmo virtualmente. Infelizmente não poderei ajudá-lo, pois não tenho nenhuma informação a respeito dos nossos antepassados que vieram da Itália para viver aqui no Brasil. Espero que tenha sucesso na sua pesquisa.

Um grande abraço e muita felicidade na vida.

Eustáquio Tolentino

Anônimo disse...

Olá . Meu bisavô, se chamava José Lemes Tolentino.Não sei exatamente onde ele nasceu. Mas, por perto de São Sebastião do Rio Verde-MG. Onde a minha bisavó,ainda vive. Ele deve ter nascido, por volta de 1928. Você teria,alguma notícia,de ocorrência de Tolentinos ... por essas cidades ?
Nasci, e moro, em Cruzeiro ... interior de SP.

Eustáquio Tolentino disse...

Prezada Érika, infelizmente não poderei ajudá-la na sua pesquisa. Gostaria muito de poder auxiliá-la, mas não tenho essas informações.

Um grande abraço.

Eustáquio Tolentino

blog da gina disse...

Olá Eustáquio.Eu sou da Bahia, meu nome é Regina Tolentino e meu bisavô era Virgílio Tolentino e meu tataravô era Nicolau Tolentino (ou seja o avô e o bisavô da minha mãe). Aqui onde eu moro vem muitos turistas de outros países, e conversando com alguns italianos a informação que tive, é que a família Tolentino aqui no Brasil é uma só, e está situada no sul da Itália mais ou menos na cidade de Nápoles e adjacência. Queria também descobri mais.

Eustáquio Tolentino disse...

Oi, Regina, muito bom recebê-la aqui no nosso blog. Realmente as informações que tenho é que somos descendentes dos italianos. Pena que não sei mais profundamente a história dos nossos antepassados. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Boa noite.
Meu nome é Rulmênio.
Meu avô Nilson Antunes de Souza.( mineiro).
Meu bisavô. Jason Antunes de souza ( baiano).
Meu tataravô Theotonio TOLETINO de Sousa (Italiano).
Reparem a chegada da familia TOLETINO por Bahia e Minas Gerais.
Meu contato 61 9 81758367 zap.
Obrigado

Anderson disse...

"Anônimo", você sabe de alguma lista de passageiros italianos que chegaram por Bahia e Minas? Estou procurando informações sobre Francisco (ou Francesco) Tolentino.
anderson.ufu@hotmail.com

Patricia Tolentino disse...

Bom dia a todos. O meu tataravo também se chamava Nicolau Tolentino. Estou em busca de maiores informações para pedir cidadania italiana caso eu tenha direito. Alguém tem mais informações a respeito da chegada desta família no Brasil? Muito obrigada. Patricia

Patricia Tolentino disse...

Oi Regina. Meu tataravô também se chamava Nicolau Tolentino. Será que é o mesmo? Alguém tem mais informações sobre a chegada da nossa família no Brasil?

Anônimo disse...

Queria saber mais sobre ps tolentino, sou de Rondônia e pelo q vi a muitos espalhados pelo Brasil

ROSANA ALVES TOLENTINO disse...

meu nome é rosana alves tolentino sou do parana,meu avo que se chamava Francisco Alves Tolentino sempre me contava uma historia.QUE os parentes dele foi todos mortos aqui no brasil por causa de terras e sobrou apenas um o nome dele era EDUARDO ALVES TOLENTINO,ELE ERA DA BAHIA.MEU AVO TAMBÉM DA BAHIA..ESSE QUE NA VERDADE ERA MEU BISAVO FOI CRIADO POR UMA FAMILIA DA BAHIA POR SOBRENOME ARANHA.MAS QUANDO MEU BISAVO CRESCEU ELE RECUPEROU O NOME DELE QUE É TOLENTINO.SEGUNDO QUE MEU AVO CONTAVA AS PESSOAS QUE MATARAM SEU FAMILIARES ERA MUITOS PODEROSOS,E MEU BISAVO EDUARDO FICOU MUITO TEMPO ESCONDIDO,SENÃO SERIA MORTO TAMBÉM...ENFIM ESSA É A HISTORIA QUE SEI DA MINHA FAMILIA. TALVEZ SEJA POR ISSO QUE NÃO DA ´PRA SABER EXATAMENTE O PRIMEIRO TOLENTINO HA CHEGAR NO BRASIL.POIS SEUS REGISTRO FORAM APAGADOS.

Igor Emilio | disse...

Procuro parentes de Serapião Timotheo Topentino e Maria Nogueira Tolentino

igorucm2@gmail.com

Unknown disse...

Amigos, boa noite.

Na Italia (Macerata) existe uma cidade de nome Tolentino, terra de São Nicolau.

Minha Família Tolentino, sendo meu avô João Tolentino originário do Sul do Piauí se fixou residencia em Remanso - BA, norte da Bahia as margens do Rio Sao8 Francisco.

Se alguém tiver notícia da Família Tolentino do Sul do Piauí favor fazer contato.

Unknown disse...

Olá sou Valdevina Fernandes.Meu pai Israel Fernandes Tolentino.natural de Espinosa M.G.Meu avô Faustino Fernandes Tolentino.Ja ouvi falar que tds os Tolentinos de Ispinosa são parentes.Min há irmã já esteve emIspinosa e conseguiu muitas i formações.

Unknown disse...

Ola Patricia,eu sou Tataraneta de Nicolau Tolentino. Meu bisavo era Virgilo Tolentino da Conceicao. Sou da Bahia. A familia Tolentino se fixou na Bahia na cidade de Abare, Ba. Cidade fundada por Nicolau Tolentino. Creio que somos parentes.

Unknown disse...

Oi meus bisavo, avo e minha tem Tolentino somos de Lagarto Se. Nao sabia q eram descendentes italianos bjus!!!! Entao sou

Carolina Tolentino disse...

Bom dia!
Eustáquio Tolentino, minha avó é de Espinosa, conhecida lá como Lili Bandeira. Mas ela é dos Tolentinos. Ela também me falava que era parente da Risoleta,não me lembro se era prima. Abraços

Carolina Tolentino disse...

Bom dia!
Minha avó chama Maria Aparecida Tolentino Bandeira . Mais conhecida como Lili Bandeira. Nasceu em Espinosa. Conhece Ela? Abraços

Unknown disse...

Vc é filha de quem?

Unknown disse...

Quem são os seus pais?

Anônimo disse...

Eu avô chamava Eustáquio Tolentino

VIGESIMO IMPERADOR disse...

Caro Eustaquio Tolentino,
Sou Marco Aurelio Vieira de SP. Filho, neto, bisneto e trineto de Tolentino. Meu bisavô José Tolentino Netto era irmão de Bemvindo Tolentino Netto, ambos espinosenses e filhos de Minervino Jose Tolentino Netto e Esperança Rosa de Almeida.Ambos, meu bisavô e tio bisavô; sustentaram até o fim de suas vidas serem primos de Risoleta Guimarães Tolentino Neves. O que até o momento não consegui elucidar, mas sigo buscando documentação que comprove. Jayme Tolentino de Lima, primo de minha avó tinha bastante proeminência politica em Espinosa e gozou do apoio político de Tancredo quando candidato a prefeito da cidade. Até onde busquei, Tolentino, que além de sobrenome também é nome próprio. É um sobrenome que indica origem ou toponimico. Neste caso duas vezes toponimico, primeiro que no Brasil indica que somos italianos de Tolentino, na Itália, o sobrenome Tolentino indica que os Tolentino são judeus de Espanha. Muitíssimo curioso. E ainda pesquisando inquisição, hábitos de judeus convertidos por livre vontade rsrsrsrs tudo confere. Aqui em SP consegui reunir diversos Tolentino de varios ramos e estados diferentes e Espinosa é o berço unânime. Inclusive aos Tolentino de Goiás com quem tenho contato, afirmam os mais velhos serem parentes de Dona Risoleta Tolentino Neves. É um assunto longuissimo e tema para várias conversas entre não só quem busca simplesmente a origem mas aos que a querem estudar de fato.

VIGESIMO IMPERADOR disse...

No site do Museu da Imigração aqui em SP, consegui o registro de chegada do meu bisavô, em navio partindo da Bahia para chegar em SP. É uma busca incansável até conseguir uma informação. Sempre que tenho tempo vago, faço pesquisas de Tolentino pelo mundo. Na Itália estão presentes em 72 cidades apenas. Mas aqui em paises vizinhos tem até chinês com sobrenome Tolentino, dada a miscigenação.

Unknown disse...

Olá sou magna tolentino meu tataravô era italiano estou procurando documentos para conseguir cidadania italiana algum tolentino q tenha conseguido a cidadania italiana com sobrenome tolentino q possa me ajudar

Unknown disse...

Oi estou procurando me tataravô Antônio Cirilo tolentino tem alguma informação dos tolentino q possa me passar

Eustáquio Tolentino disse...

Meus caros amigos da família Tolentino, infelizmente não poderei ajudá-los, pois não tenho informações a respeito dos seus antepassados. Desculpem-me!

Um grande abraço.

Eustáquio

Unknown disse...

Oi, a minha mãe tem tolentino so q e de Lagarto- Sergipe no nordeste entao eu descendo de de italiano e ela meus avós bem brancos!!!

Unknown disse...

Oi tambem sou de Lagarto -Se e minha familia toda tem esse sobrenome,tios e bisavos e tataravô.

Unknown disse...

Obrigado por fazer parte desta maravilhosa família Tolentino e também gostaria conseguir sidania italiana

Patricia Tolentino disse...

Bom dia Rita... desculpe não ver a mensagem antes... Eu consegui a certidão de óbito do meu tataravô Nicolau Tolentino de Almeida mas diz que ele nasceu no estado de São Paulo... meu avô era Orlando Tolentino de Almeida e minha mãe denetra Tolentino de Almeida...

Unknown disse...

Meu bisavô nasceu em Espinosa no ano de 1896, na época a cidade tinha outro nome. O nome dele era Francelino Tolentino, casou com Sancha Nunes da Silva.Quem tiver informações por favor, enviar no meu emai. elzaporce@hotmail.com obrigada.

Anônimo disse...

boa noite!
meu pai é da família Tolentino. somos do interior de Minas Gerais. moro em Abre Campo. temos muitos parentes em Dom silvério e Jequeri , ambas em MG. a origem dele é da cidade de Tolentino - Itália. uma pessoa aqui da minha cidade, escreveu um livro com uma pesquisa sobre uma outra família que veio junto para o Brasil, e cita, nesse livro, a origem dos Tolentinos. vou procurar e mandar uma foto para vcs.

Paulo alberto disse...

Patricia me passa seu e-mail por favor.

Paulo alberto disse...

Olá tem como vc me mandar seu contato estou ajudando minha amiga ludmilla Tolentino a conseguir a cidadania dela e estamos tentando achar as certidões quem sabe vc pode nos ajudar, me passa seu contato no email: pauloalberto_48@hotmail.com , nos estamos aqui na Itália a procura de certidões, muito obrigado.

Paulo alberto disse...

Olá Rosana bom dia meu nome é Paulo estou ajudando uma amiga minha se chama Ludmila Tolentino, estamos à procura da certidão do bisavô dela izidio Alves tolentino se vc souber de algo sobre esta pessoa nos ajude. Email: pauloalberto_48@hotmail.com , e o tataravô se chamava Nicolau Alves Tolentino

Sampaio disse...

Olá Patrícia, tudo bem? Poderia me ajudar? Como Também estou em busca da cidadania rsrs.. Mas para saber se tenho direito preciso saber da data de falecimento do meu antenato que no caso é José Nicolau Tolentino. Você poderia me responder por email para conversarmos sobre o assunto e trocarmos experiência? Sampaiolaianne@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde Eustáqui.oq exatamente VC sabe sobre a família Tolentino? Eu estava vendo em um site a árvore genealógica da família Tolentino e em um certo ponto entra um mulher,por nome de Ana Alves e vi que é onde começa a entrar o sobre nome Alves Tolentino que é só meu nome .tem até um nome que igualzinho do meu tio Joaquim Alves Tolentino.me conte se for possível oq VC realmente sabe sobre Nossa família.vejo que tem muitos Tolentino a procura de resposta.

Eustáquio Tolentino disse...

Infelizmente, não posso ajudá-lo, pois não tenho informações a respeito da nossa árvore genealógica, OK?

Abração.

Eustáquio Tolentino

Unknown disse...

Meu tataravô se chamava Theophilo Gomes Tolentino, morava ( não sei onde nasceu) em Ponte Alta Distrito de Carangola MG. Gostaria muito de conhecer mais sobre a origem dos Tolentinos!

Jeferson Napoleão Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeferson Napoleão Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Por acaso seus avô ou bisavô era Euclides Tolentno?

VIGESIMO IMPERADOR disse...

Caro Eustaquio e amigos aquí do Blog do Eustaquio. Tenho bastante informações acerca dos Tolentino até aproximadamente 1750. Se o desejarem terei prazer em compartilhar com todos. Um abraço

Eustáquio Tolentino disse...

Meu caro "Vigésimo Imperador", obrigado pela visita!

Quando quiser, envie no meu e-mail "eustaquiotolentino@gmail.com" os seus textos sobre a família Tolentino que terei o maior prazer em publicar aqui.

Um abração.

Eustáquio Tolentino

Unknown disse...

Caro Vigésimo Imperador, vc poderia também fazer um blog com a arvore genealogica da família e postar todo o material que vc já conseguiu. Tb tenho ramo na família Tolentino e ando pesquisando. No site "familysearch.com" consegui o batistério do meu trisavô. Estou empacada para obter dados dos meus tetravòs. Fica complicado pois não temos os dados e nomes exatos. Mas vamos que vamos. Até outro dia não tinha quase nada e agora já tenho documento. Espero ansiosa você postar o que vc já conseguiu. Abraços, Maria Leite (Tolentino Leite).

Jeferson Napoleão Oliveira disse...

Bom Dia VIGESIMO IMPERADOR, tudo bem ? Você poderia compartilhar suas informações comigo ? Estou há um tempo procurando sobre os Tolentinos, porem sem resposta ainda. Se poder compartilhar comigo ficarei muito Grato. Tentei entrar em contato com você aqui pelo Blog Porem nao consegui, se puder me chamar no Whtsap: 33 98437 6676. Gratidão!

Anônimo disse...

Faz esse valor amigo marcosagm167@gmail.com.

Anônimo disse...

Manda pra família amigo, pelo visto somos todos parentes. De 5 ou 10 grau. Nós ajude

Danilo Tolentino disse...

Boa tarde Eustáquio,

Risoleta é minha tia avó, irmã de meu avô Mucio Guimaraes Tolentino. O pai deles, Quinto Alves Tolentino, é natural de Espinosa e se mudou para Cláudio. Ele trabalha como viajando, fazia a rota, Montes Claros - BH - São Paulo e acabou se assentando em Cláudio pois se casou com minha bisavó que é natural daqui.

Gostaria de saber se alguém nos comentários conseguiu realizar o processo de cidadania italiana e se por ventura poderia me enviar os documentos recolhidos.

Obrigado!!!

Eustáquio Tolentino disse...

Olá, Danilo!

Obrigado pela visita ao nosso modesto blog.

Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre esta matéria da cidadania italiana que possa lhe passar. Então, não terei como lhe ajudar nesta causa, OK?

Um grande abraço.

Eustáquio

Edesio Tolentino disse...

Sou Edesio Tolentino, meus bisavôs se chamavam Alfeu Tolentino e Marieta Tolentino, eles eram da região de Patos de Minas/MG, só conheço a história até aí. Quem puder ajudar a identificar Tolentinos conhecidos dessa região, obrigado.

joao.tolentino@hotmail.com disse...

Boa noite a todos!
Meu avô se chamava Nicolau Tolentino e minha avó Elvira de Souza Rosário Tolentino.
Moro em Manaus/AM, meu nome é João Tolentino, porém sei muito pouco da família Tolentino,
porém a informação de um dos Tolentinos, confirma Nápoles.
Ocorre que na Espanha, também, há uma família Tolentino, bastante conhecida.
Então fico na dúvida qual a origem.
Abraço a todos!
João Tolentino

Anônimo disse...

Boa noite meu nome é Adriano Tolentino de Souza Neto meu pai se chama Antônio Tolentino meu avô Adriano Tolentino de Souza meu tataravô se chamava Tolentino nossa família e natural de riachos dos machados no norte de minas, infelizmente só tenho informações até o meu tataravô pelo que sei ele teria vindo de algum lugar do sul da Bahia para o norte de minas.

Anônimo disse...

Que bacana!!! Somos Tolentino do Paraná, estava lendo sobre D. Risoleta , tenho uma prima aqui, que mantinha contato com ela , por cartas, estão guardadas com ela ainda.

Anônimo disse...

Vc tem o sobrenome de minha avó, Maria Alves Tolentino, tbm sou do Paraná