Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

73 - Uma breve visita a Espinosa

Neste Natal estive na terrinha para visitar parentes e amigos e além da grande alegria por revê-los, ainda me senti bastante revigorado por presenciar a tão esperada chuva que caía mansamente, exalando aquele nosso conhecidíssimo e gostoso cheiro de terra molhada, que tanta felicidade traz aos espinosenses.

Ah, como é bom ver a chuva sorrateira molhando a nossa terra ressecada, após meses e meses de uma seca triste e desalentadora...
Reencontrar os parentes depois de algum tempo de ausência...
 Ver a praça sendo banhada pela água purificadora da tão aguardada chuva...
Passear pela inesquecível Rua da Resina, cenário da minha infância...

Sentir saudades da minha mãe, observando a casa onde morei por tantos e tantos anos...
Sentir saudades do local onde trabalhei por duas décadas e onde conquistei dezenas de grandes amigos...
Apreciar a mangueira carregada de mangas saborosíssimas...
 Sentir a força poderosa da natureza no sertão das Gerais, trazendo a tão essencial chuva ...
Perceber a força da natureza que renasce, emoldurando o nosso cartão postal...
Apreciar a beleza da mangueira e da enorme gameleira no quintal de Sêo Florival Rocha...
Deleitar-se com a beleza e robustez das eternas gameleiras do Comendador Viana...
Passar na AABB para reencontrar os velhos companheiros de futebol e cerveja...
 Visitar velhos amigos na Toca dos Craques e relembrar os velhos tempos...
Sair à noite e saborear, com os familiares, aquela cervejinha estupidamente gelada que só Zade consegue oferecer...
 Tomar um banho refrescante nas corredeiras do Rio Verde Pequeno...
Perceber o retorno do verde à paisagem dos nossos rios...

Bater uma bolinha com os amigos veteranos da Turma do Gibão...
Dar uma passadinha no Barzinho Galoucura, no Cigano...
E bater um papo com os amigos, depois da pelada...

Falar besteira e colocar o papo em dia no reencontro com os grandes amigos...
Desfrutar o Natal com familiares e amigos, em clima de muita alegria e descontração...

É, vou parar por aqui, pois já está dando vontade de voltar...Até qualquer dia, Espinosa!
Feliz ano novo a todos nós. Um grande abraço espinosense.

18 comentários:

Anônimo disse...

taquio porque dessa vez vc demorou pra colocar o novo post? mas valeu por este post foi uma ediçao superespecial.brasa sp

Unknown disse...

E aí Eustaquio!?! O seu Blog é uma excelnte pedida para matar as saudades da nossa querida Espinosa!!! Valeu!!!
Felia Ano Novo!!!!!!

Gessé Borges - BH/MG

Anônimo disse...

Tô começando acreditar que Espinosa, seja realmente o Éden! O seu Edén!
Afinal cada um tem o seu.
Só me faz lembrar da minha querida Bocaiúva e da minha infância, entre as duas melhores cidades do Norte de Minas: Bocaiúva e Montes Claros.
Parabéns pelo post, ficou muito original.
Um grande abraço e felicidade de sobra em todos os anos vindouros!
Walter J Pereira (Cabeção)

Anônimo disse...

Parabéns, Eustáquio! O seu blog está um show de emoções.Para nós que moramos aqui,e durante o corre corre da vida não percebemos a importância de tudo que você citou e mostrou, isso é bom para valorizarmos mais a nossa terrinha.
FELIZ ANO NOVO A VOCÊ E TODA FAMÍLIA.
Izabel Cristina.

Anônimo disse...

Bom demais rever paisagens espinosenses Eustáquio.
Continue sendo mensageiro das coisas boas da nossa terra.

Um ano de 2011 repleto de sucesso e conquistas para todos!

Raimundo

Luc Antunes disse...

Oi Eustáquio! Que post mais bacana! Mostrou o sabor peculiar de aproveitar Espinosa e todas as pessoas e coisas boas que trazem saudade quando estamos longe. Grande abraço e feliz 2011!!!

Ernane disse...

Coisa boa ver chuva em Espinosa. Estive ai no Natal e estava muito agradável. Feliz 2011 a todos blogueiros de plantão.

Eustáquio Tolentino disse...

Meu muito obrigado ao Brasinha da Rua da Resina, ao ex-colega de banco Gessé, ao Ernane, ao Zé Lúcio, ao Raimundo, ao Walter Cabeção e à Cristina pelas mensagens. Isso aumenta e muito a minha motivação para melhorar o conteúdo desse nosso blog. Valeu!

Anônimo disse...

Eustáquio,vc tém dois defeitos,atleticano e peduro !

Jorge Woélito de Oliveira disse...

Boa tarde, meu amigo:
Tenho lido todos os seus belíssimos depoimentos, fico muito feliz de poder compartilhar e ter partilhado parte de seus momentos. Saudades de todos vocês.
Um forte abraço.
Jorge Woélito

Bolivar Barbosa Lima disse...

Boa tarde. Quero cumprimentá-lo pelas notícias e imagens que você sempre coloca no seu blog, sobre nossa querida Espinosa. Estou distante, resido em Itaúna-MG, mas sempre que posso estou aí visitando meus pais, o Sr. Teotonio Barbosa Lima, Dona Julieta, meus irmãos Juraci, Geraldo e demais amigos. Também sou um espinosense com muito orgulho. Abraços. Bolivar.

Jackson Meira disse...

Caro amigo Eustáquio,

Parabéns pelo seu trabalho na Net em relação à nossa Espinosa.

Jackson Meira (Tácio) - BH

Renato Nunes disse...

Vi seu site e bateu uma saudade! rs..
Continuarei postando no blog e qualquer coisa me mande um e-mail!
Abraço!
Renato

eliane luz disse...

Olá Eustáquio... nasci em Espinosa no ano de 1967. Vim pra SP muito pequena e não tive a oportunidade de conhecer a minha terra natal ainda. Fiquei maravilhada com as suas fotos. Minha mãe me disse que nasci numa casinha muito perto da Barragem do Estreito e qdo vi suas fotos, fiquei muito comovida. Me deu muita vontade de retornar para conhecer a minha terra natal. Infelizmente, acho que não tenho mais parentes por aí, mas as fotos me aguçaram a vontade de poder passear por essas ruas tão pitorescas. Obrigada pela oportunidade que me deu de poder ver um pouquinho do meu berço. Abraços.

Eustáquio Tolentino disse...

Eliane, que bom saber que estas fotografias fizeram tão bem a você. Espero que algum dia você possa retornar a Espinosa. Desde já prometo fotografar o Estreito nas minhas próximas férias e postar aqui as fotos para que você possa matar a saudade da sua infância, OK? Um grande abraço espinosense e obrigado pela sua presença aqui.

Unknown disse...

Continuo acompanhando as notícias da nossa querida Espinosa, através de seu blog. Ajuda a matar as saudades. Um Feliz 2011. Abraços . Bolivar Barbosa Lima, hoje residente em Itaúna-MG.Adorei as imagens enviadas para seu blog, do filho da Dona Zú e Louro, velhos companheiros da rua da Rezina.

Anônimo disse...

Eustáquio aqui que vos escreve é Lúcio Ferreira filho de Sr. Antônio Ferreira (Toni pedreiro,) meu orgulho e inspiração. Quero te parabenizar pelo trabalho que vem sendo feito no blog, muitos amigos já elogiaram seu trabalho na minha presença. Comigo não poderia ser diferente, Parabéns!!! Fico muito feliz em saber que Espinosa esteja dando bons frutos. Percebo que você tem alto senso crítico e vê nossa cidade por outro ângulo, nunca antes visto. Também moro em Montes Claros e sempre que possível visito nossa terra. Por fim, quero estender um abraço a sua família e em especial a seu filho Ricardo, meu velho amigo, diga à ele que quero confrotá-lo em quadra. Ratifico meus parabéns e até a próxima.

diil antunes disse...

*Olá Eustáquio!! Morei em Espinosa nos Anos 70. Período maravilhoso, muitos Amigos, (não os esqueço!!!) Resido atualmente em Itu/SP. Me indicaram seu Blog visitei e a-meiii!!!!! Revi as Fotos, reconheci alguns Amigos que na época estudaram comigo. Colégio na Av. José Cangussu, Escola Comendador Viana, mtoo bomm!! Alegrias em ver a foto onde aparece o Vasço (me visitou recentemente...), Beto (de Horácio)...belo D+!!
Quero cumprimentá-lo pelas Publicações. Agradeço a partilha. Abraço...felicidades!!!
Dilma