Uma das pessoas mais encantadoras que eu conheci em toda a minha vida, sem dúvida nenhuma, foi Maria Geralda Tolentino Vieira, irmã mais nova da minha mãe. Com muito carinho, amor e consideração eu a vejo como a minha segunda mãe, já que a tenho sempre por perto por toda a minha já longa existência. Maria Geralda, ou simplesmente Tia Lia, é um exemplo de dignidade e perseverança. Possuidora de um pique inacreditável de trabalho, ela superou e ainda supera as dificuldades com um otimismo e alegria difíceis de se ver. Ainda hoje, com problemas de saúde próprias da idade, ela se desdobra para atender aos seus clientes fiéis na preparação de assados e outras maravilhas deliciosas da cozinha que só ela consegue fazer. Ela não consegue ficar parada. Já era tempo de ela se afastar desse trabalho pesado e desgastante e ficar em casa descansando e curtindo a aposentadoria. Mas não. Nos últimos tempos ela resolveu colocar uma "barraquinha" de comidas bem em frente da sua residência, ali na Praça Antonino Neves. Ali se pode encontrar uma feijoada no capricho, quibes, beijus, além de caldos de feijão e de mandioca deliciosos. Esse trabalho serve para sua distração e é uma forma de melhorar o seu rendimento financeiro. Fico revoltado ao saber que algumas pessoas, abusando do seu completo desapego ao dinheiro, aproveitam da sua boa vontade e consomem os seus produtos sem pagar. Ela não tem coragem de fazer a cobrança dos valores devidos, levando enorme prejuízo. É um abuso inaceitável. Mas ela nunca perde a alegria. É impressionante! Raríssimas vezes, somente em algumas tragédias que lhe ocorreram (como a morte em um acidente de carro da menina que ela criava), eu a vi triste e desesperançada. Normalmente a sua vida, cheia de percalços e dificuldades, é sustentada com incrível contentamento e alegria. E uma disposição e um entusiasmo inacreditáveis para trabalhar e fazer o que mais gosta. Ela gosta de cozinhar, de festa, de estar próxima das pessoas amadas e de tomar uma cervejinha gelada, assim como todos nós. Ainda participa ativamente da turma da terceira idade. É uma figura excepcional por quem tenho uma admiração e um amor enormes. A ela todo o meu reconhecimento, carinho e afeição.
Que DEUS lhe dê muita saúde e vida longa. O resto ela já tem dentro do seu enorme coração.
Que DEUS lhe dê muita saúde e vida longa. O resto ela já tem dentro do seu enorme coração.
Tia Lia em um momento de descontração com a "sobrinha" Cléa |
O sorriso nunca abandona a face de Tia Lia |
Tia Lia em meio às comidas em sua "barraquinha" na praça |
Tia Lia preparando as suas saborosas comidas |
PERFIL: TIA LIA
Nome completo: Maria Geralda Tolentino Vieira
Local e data de nascimento: Espinosa, aos 17 de março de 1936
Filiação: Gedor Nogueira Tolentino (In memoriam) e Judith Alves Tolentino (In memoriam)
Viúva de João Fernandes Vieira
Filhos: Carlos Magno (51 anos), Marco Aurélio (50 anos) e Júlio César (49 anos)
Time do coração: Atlético-MG
O que mais gosta: cozinhar, conviver harmoniosamente com os amigos e familiares
O que mais detesta: ficar sem ter o que fazer, o ócio
O melhor de Espinosa: o povo, as festas, o movimento na praça, o grupo da terceira idade
O pior de Espinosa: a degradação do Rio São Domingos
Estilo musical: romântico
Cantor favorito: Roberto Carlos
Música favorita: "Lady Laura"
4 comentários:
Obrigado primo pela justa homenagem à minha querida mãe. Realmente ela é uma pessoa muitíssimo especial, de um invejável astral, contagia a todos com a sua alegria e com as guloseimas que divinamente ela produz.
Minha amada mãe sempre foi um exemplo de esposa, de mãe, de amiga, de vizinha.Que Deus a ilumine sempre, e a cubra de bênçãos e saúde, permitindo assim que ela continue alegrando a todos que tem o privilégio da sua companhia.
Eu te amo mãe! Grande Beijo.
Carlos Magno Tolentino Vieira
OI TD BEM COM VCS, EU SOU DE ARAPONGAS PARANÁ E MEUS PASI E MHA AVÓ PATERNA SEMPRE M DISSE Q OS PARENTES DELA MORAVA EM ESPINOSA, O NEME DA MHA AVÓ ERA JUDITHI TOLENTINO. SERA Q SAO VCS? MEU CEL 43 O DDD, 88128637 M9346_@HOTMAIL.COM ABRAÇOS TD D BOM PRA VCS. ASS. OSÉIAS TOLENTINO
Minha vó mãe do meu pau Josias Tolentino. Era de espinosa. Sempre ouvi minha vó fala dai dessa região de minas. Sou Oséias Tolentino. Minha vó c chamava Judith Tolentino.
Morei em Espinosa nos anos 80, muito boas lembranças que tenho na minha juventude.
Postar um comentário