Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 8 de fevereiro de 2026

3988 - Campeonato Mineiro cheio de emoção na reta final da primeira fase

Como é imprevisível o futebol! E a gente nunca se acostuma com os mais surpreendentes resultados no esporte mais amado no Brasil. No Campeonato Mineiro de 2026, a fórmula de disputa nunca foi tão emocionante. Faltando uma rodada para se encerrar a primeira fase, a de classificação para as semifinais, vários clubes têm chance de seguir adiante, dependendo de suas próprias forças ou de resultados negativos de outras equipes. O equilíbrio de desempenhos é algo inesperado e poderemos ter semifinais, dependendo dos resultados da última rodada da fase de grupos, sem a presença dos maiores times do Estado de Minas, Atlético e Cruzeiro. É pouco provável que isto aconteça, porque seria um negócio extraordinário!
Observando atentamente a tabela de classificação do Mineiro 2026, temos a URT de Patos de Minas liderando a chave A, com os mesmos pontos ganhos do Atlético, mas com uma vitória a mais. O Uberlândia, terceiro colocado e que ganhou de forma surpreendente na casa do North por 3 x 2, poderá se classificar na primeira posição do grupo se vencer o Pouso Alegre em casa na última e oitava rodada , isto se os seus adversários URT e Atlético perderem seus jogos contra Cruzeiro e Itabirito, respectivamente. É difícil de ocorrer? É, mas no futebol tudo pode acontecer, já nos mostra a História. O Atlético precisa vencer de qualquer maneira o Itabirito e ainda torcer por um tropeço da URT contra o Cruzeiro, derrota ou empate. O time alvinegro vem mostrando oscilação, vencendo em algumas boas partidas, mas perdendo pontos cruciais em jogos instáveis, como no empate contra o Athletic. Precisa melhorar muito para encarar a dureza das competições mais importantes, como o Brasileirão, a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.



Na chave B, o cenário é igualmente competitivo, com o América na liderança com 12 pontos e com Tombense e Pouso Alegre nos seus calcanhares. O América só depende de si. Precisa vencer no Independência o North e confirmar sua ida às semifinais. O Tombense e o Pouso Alegre têm chances de seguir adiante se vencerem seus jogos, o time de Tombos contra o Atlhetic na casa do adversário, e o time de Pouso Alegre fora contra o Uberlândia, e ainda torcerem contra o América, apostando na derrota do Coelho para o North. Pouco provável, portanto.



Na chave C, o Cruzeiro de Tite se recuperou da série de insucessos vencendo hoje o América, praticamente garantindo a vaga na semifinal, com 12 pontos ganhos e mais uma partida fora de casa para jogar, contra a URT. Se ganhar esta partida, ajudará o Atlético, que com apenas um empate contra o Itabirito confirmará sua vaga na fase seguinte. O North, que com sua excelente campanha vinha enlouquecendo sua torcida montes-clarense, decepcionou a galera que lotou o Juvenção na tarde do sábado ao perder para o Uberlândia por 3 x 2, agora precisando vencer o América no Independência para realizar o sonho de chegar nas semifinais, o que, convenhamos, não será uma tarefa fácil.



São muitas as possibilidades de classificações na última rodada, com nada menos que oito equipes ainda mantendo chances para conquistar vaga nas semifinais. Apenas Athletic, Betim, Democrata e Itabirito já não almejam melhor sorte no campeonato.
Há tempos não se via tamanho equilíbrio de forças no Campeonato Mineiro, o que só valoriza a competição e produz um estado de ânimo bastante emocionante na mente dos torcedores, que irão ter os batimentos cardíacos elevados com as disputas empolgantes na última rodada da primeira fase. Vai ser bom demais para quem ama de verdade o futebol e suas imprevisibilidades.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: