Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 7 de outubro de 2025

3871 - Tiny Desk Concert brasileiro

Um programa interessante criado nos Estados Unidos há 17 anos com o nome de Tiny Desk Concert e que virou um sucesso na Internet, com bilhões de visualizações, agora está sendo implementado no Brasil. Depois de Japão e Coreia do Sul, o Brasil também entra na ideia iluminada da Rádio NPR (National Public Radio) de criar um espaço simples e sem sofisticação para receber os mais variados artistas em performances intimistas e sem toda aquela parafernália eletrônica de shows para multidões. O formato é basicamente o mesmo que na edição original, intimista e sem efeitos espalhafatosos. Artistas das mais diferentes vertentes musicais se apresentam diante de uma pequena plateia em um espaço minúsculo recheado de livros, discos e bugigangas culturais, mostrando seu talento e versatilidade em performances acústicas ao vivo.



Na versão brasileira, o primeiro convidado foi o cantor de piseiro João Gomes, que foi acompanhado por sete músicos. A gravação que foi feita em um escritório do Google em São Paulo já está disponível no canal do projeto no YouTube. A produção é da Anonymous Content Brazil em parceria com o YouTube Brasil. "Dengo", "Meu Pedaço de Pecado" e "Eu Tenho a Senha" foram algumas das músicas executadas. Nove outros artistas participarão do programa, mas os seus nomes não são divulgados por uma decisão estratégica dos produtores. Na edição norte-americana, além dos astros Adele, Taylor Swift, Billie Eilish, Justin Bieber e Dua Lipa, também participaram nomes icônicos da música latina como o roqueiro argentino Fito Páez e os nossos queridos Mílton Nascimento e Seu Jorge. Duas temporadas estão planejadas para este primeiro ano, cada uma com cinco apresentações.
Amplia-se assim o espaço para quem realmente tem talento para mostrar neste cenário de muita quantidade e pouca qualidade na música mundial. Sem truques ou efeitos especiais da tecnologia, neste formato de gravação bastante natural e espontâneo, irão se destacar aqueles que realmente têm talento. Estou curioso para saber os próximos participantes. Que sejam artistas de valor!
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: