Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 16 de agosto de 2025

3827 - Será o novo ídolo do Atlético o Gabriel Veneno?

Surge no horizonte futebolístico o jovem Gabriel Veneno, promessa de craque do futebol brasileiro, atleta do Clube Atlético Mineiro. Nascido em Ilhéus (BA) no dia 16 de julho de 2009, João Gabriel Castro Santos chegou ao Atlético em 2023, descoberto por Dennys Dilettoso, coordenador de captação do clube mineiro, em um torneio disputado em Santa Rita de Cássia (BA) onde o jovem atuou pela seleção da cidade, a Copa Dois de Julho. Antes disso, o jovem atleta que havia começado a jogar bola aos sete anos, aos dez tinha sido reprovado em teste no futsal do Bahia. Foi levado pelo Santos em 2019 após sua participação destacada em uma peneira realizada na cidade de Santa Rita de Cássia. Por motivos inexplicáveis, o Santos o dispensou em 2022. E o Galo não titubeou em contratá-lo imediatamente.


 
Gabriel Veneno começou a brilhar ainda nas competições do sub-14, chegando à Seleção Brasileira das categorias de base logo adiante. O apelido vem de uma situação bastante complicada por que ele passou na infância, quando aos três anos de idade ele foi picado por uma venenosa cobra jararaca na sua cidade natal, Ilhéus, precisando ficar hospitalizado durante dezenove dias e tendo que se submeter a uma cirurgia de amputação parcial do dedo anelar direito.



O garoto canhoto, ousado, veloz e habilidoso, que já desperta interessa de alguns grandes clubes da Europa, assinou na quinta-feira, 10 de agosto, um contrato profissional com o Atlético, com o vínculo valendo até julho de 2028. A multa rescisória do jogador para clubes do exterior é de 60 milhões de euros (cerca de R$ 387,6 milhões na cotação atual). Gabriel também assinou um contrato global com a empresa Adidas para utilização da sua imagem em campanhas publicitárias. Há pouco, o garoto de 16 anos que é fã do Neymar, ganhou dele uma camisa autografada do Santos.



Como tantas outras grandes promessas do futebol brasileiro, há o risco de o garoto jovem e talentoso não vingar, perdendo-se no caminho, como aconteceu em parte com seu ídolo Neymar, que não deu o devido desvelo à carreira, preferindo dedicar muito do seu tempo e atenção a prazeres mundanos, perdendo a chance de se tornar o melhor jogador do mundo. Mas eu torço muito pelo sucesso deste menino que veio da pobreza e certamente irá, em algum momento futuro, ser vendido para um grande clube do mundo, conquistando a independência financeira e dando uma vida muito melhor aos seus familiares. Espero que ele não se deixe vencer pela soberba e consiga se transformar em um excelente e dedicado atleta profissional, talvez fazendo tanto sucesso em campo que o leve a defender a nossa Seleção Brasileira. Que ele se mantenha focado e empenhado completamente na profissão, sempre mantendo a humildade e o discernimento, e, durante o tempo em que vestir o manto sagrado do Galo, dê-nos muitas e muitas alegrias.
Espero também que ele não seja vítima das pessoas canalhas, perversas e preconceituosas que possam, em algum momento, fazer troça da sua condição de amputado de um dos dedos da mão. 
Boa sorte e sucesso, garoto!
Um grande abraço espinosense.  

Nenhum comentário: