Como é bom poder trazer boas notícias! Assim como várias empresas estrangeiras que estão presentes em solo brasileiro, participando ativamente da Economia, a empresa dinamarquesa Novo Nordisk anunciou nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025, investimentos em ampliação da sua fábrica instalada em Montes Claros no montante de R$ 6,4 bilhões. É um valor recorde em investimento individual já realizado por uma empresa privada farmacêutica na História do Brasil, algo que merece ser aplaudido e comemorado, pois além de aumentar (dobrar) a capacidade de produção de medicamentos injetáveis para o tratamento de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves, ainda deverá criar e oferecer à população cerca de 600 empregos diretos na região Norte-Mineira. Já no período da construção da obra, em andamento, cerca de 2 mil trabalhadores estão sendo utilizados, gerando emprego e renda.
A Novo Nordisk, especializada em fabricação de insulina, hormônio produzido naturalmente pelo pâncreas e sinteticamente pela empresa, é uma empresa global líder em Saúde, fundada em 1923 e sediada nos arredores de Copenhague, na Dinamarca. Está presente em cerca de 80 nações e comercializa sua produção de medicamentos em cerca de 170 países. A filial de Montes Claros e o escritório administrativo de São Paulo contam com cerca de 2 mil funcionários; no mundo são cerca de 77 mil.
A expansão da unidade montes-clarense incluirá novos processos de produção asséptica, um almoxarifado moderno e um novo laboratório de controle de qualidade, aumentando as condições para a atuação da empresa no cuidado com diabetes, obesidade, hemofilia e distúrbios do crescimento. As novas instalações têm previsão de início das operações em 2028, sendo de vital importância para continuar a importante parceira com o Sistema Único de Saúde (SUS), de protagonizar políticas públicas de Saúde e inovação tecnológica no Brasil.
O anúncio deste imenso investimento da Novo Nordisk no Brasil foi realizado em um evento na sede da filial de Montes Claros, com a presença ilustre do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Vice-Presidente Geraldo Alckmin e sua esposa Maria Lúcia (Lu), do ex-Presidente da Câmara Rodrigo Pacheco, do Ministro da Fazenda Fernando Haddad, do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania Macaé Evaristo, do Presidente Global da Novo Nordisk Lars Fruergaard Jorgensen, da Embaixadora da Dinamarca no Brasil, do Prefeito Municipal Guilherme Guimarães, dos deputados Paulo Guedes e Leninha e de várias outras autoridades e convidados, além, obviamente, dos funcionários da unidade local. Para reforçar o valor e a importância das vacinas para a saúde da população, o Presidente Lula e o Vice-Presidente Geraldo Alckmin foram vacinados contra a gripe diante da plateia, iniciando a Campanha Nacional de Imunização contra o Influenza deste ano lançada pelo Ministério da Saúde.
Durante a cerimônia realizada nas dependências da Novo Nordisk, também fabricante do Ozempic, um dos discursos que mais se destacou, e que me emocionou profundamente, foi o do funcionário Ben-Hur Balbino dos Santos, que representando os funcionários da empresa, emocionou a todos ao contar sua linda História de vida, transformada positivamente pelos programas sociais criados pelo governo brasileiro durante a administração do Presidente Lula. O seu discurso pode ser acompanhado entre os minutos 28:52 a 33:22 do vídeo abaixo. É gratificante ver como ações públicas interferem e alteram substancialmente as oportunidades e caminhos para a transformação mágica das trajetórias dos menos favorecidos. Viva!
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário:
Postar um comentário