Ei, man/woman, se liga! Hoje, assim como todo santo dia, é Dia do Rock! E nada melhor que passar o dia e a noite inteira ouvindo o que há de melhor na seara roqueira repleta de grandes clássicos e maravilhosas canções que embalaram a vida de tanta gente, revolucionando a música e o comportamento social de milhões de pessoas no mundo inteiro.
E há oferta de canções de qualidade para todos os gostos possíveis e imagináveis, desde os admiradores do Rei do Rock Elvis Presley até a nossa eterna Rainha do Rock Rita Lee. Tem aquelas baladas lindas que a gente usa para dançar coladinho com a pessoa amada e também aquelas poderosas pauladas de som pesado para sacudir os velhos tímpanos dos aficionados pela tal "música do diabo", conforme os involuídos retrógrados caretas.
Não custa explicar mais uma vez a origem desta comemoração nesta data específica que só acontece aqui na nossa linda, maravilhosa e surreal Pátria Amada Brasil. É que no dia 13 de julho de 1985, artistas comprometidos com a paz e a justiça social arregimentados pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure se uniram para realizar um espetáculo grandioso realizado simultaneamente em dois palcos bem distantes, um na Filadélfia, EUA, no JFK Stadium, e outro em Londres, Inglaterra, no mítico Wembley Stadium. O evento que encantou o mundo e que tive o privilégio de assistir ao vivo pela TV, o Live Aid, foi acompanhado por milhões de pessoas ao redor do mundo, cerca de 1,5 bilhão de espectadores, arrecadando uma boa grana que foi destinada ao combate à fome na África, especialmente na Etiópia. Houve apresentações de gigantes do Rock e ídolos meus como Mick Jagger, Phil Collins, U2, Sting e o Queen de Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon. A apresentação magistral do Queen entrou para a História do Rock como uma das mais eletrizantes e singulares de todos os tempos, lembrada sempre como um marco da vertente musical que ainda pulsa firme em minhas veias já um tanto entupidas de colesterol.
Seria uma loucura eu tentar listar aqui todas as canções do Rock and Roll que me dão prazer e alegria, por isso vou publicar apenas um vídeo de um show histórico de um disco fenomenal de uma banda magnífica que habita e ficará fincada em meu coração para todo o sempre, Pink Floyd. Só alerto para os acostumados a ouvirem e curtirem essas musiquinhas comerciais açucaradas e sem substância que abundam na mídia, mais descartáveis que camisas de vênus, que o show gravado em Pompeia é um tanto quanto laborioso para degustar, uma porção de segredos para ouvidos mais sensíveis e exigentes.
Vamos lá, ouvir o som impecável do Pink Floyd nos seus tempos mais psicodélicos. E vida o Rock!
Um grande abraço espinosense.
Se você ama o Rock, gaste um pouquinho do seu tempo livre e tente descobrir quem são os astros na figura abaixo.
Os astros do Rock que consegui identificar na gravura acima: Jim Morrison, David Bowie, Ozzy Osbourne, Janis Joplin, Axl Rose, Roger Waters, David Gilmour, Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Alice Cooper, Bob Dylan, Mick Jagger, Keith Richards, Bono Vox, Bruce Springsteen, Thom Yorke, Chrissie Hynde, Jon Bon Jovi, Paul Stanley, John Lennon, Paul McCartney, Frank Zappa, Rod Stewart, Roger Daltrey, Pete Townshend, Eric Clapton, Neil Young, David Crosby, Jeff Beck, Robert Plant, Jimmy Page, Freddie Mercury, Steven Tyler, Santana, Stevie Nicks e Elvis Presley. Consegue identificar os demais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário